Amazonas

Reaplicação do Enem 2020 tem abstenção de 72%

A última aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 terminou na quarta-feira (24) com um índice de abstenção de 72,2% no primeiro dia de provas e de 72,6% no segundo. As outras versões do Enem 2020, as provas impressa e digital, também tiveram alto número de faltas.

As provas eram uma “repescagem” para quem não pode fazer o exame na data regular. Quem teve Covid ou outra doença infectocontagiosa, ou enfrentou problemas de logística, como salas lotadas ou falta de energia, pode fazer um novo exame nesta terça (23) e quarta. Nas mesmas datas, foram feitas as provas do Enem PPL, para privados de liberdade.

O gabarito e os cadernos de questões serão divulgados na segunda-feira (1º). As notas individuais saem em 29 de março para todos os candidatos.

Nesta aplicação, eram esperados 276 mil participantes inscritos. Entre eles:

41.864 privados de liberdade, que prestam o Enem PPL dentro de unidades prisionais e socioeducativas;
163.444 inscritos no estado do Amazonas, 969 na cidade de Espigão D’Oeste (RO) e 2.863 em Rolim de Moura (RO), onde a prova foi suspensa por causa da pandemia;
66.860 candidatos que estavam com doenças infectocontagiosas (como Covid-19) no dia da primeira aplicação, que enfrentaram problemas logísticos (falta de luz no local de prova, por exemplo) ou que foram barrados em salas lotadas. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não divulgou quantos se encaixam em cada uma das situações mencionadas.
Alexandre Lopes, presidente do Inep, agradeceu “o empenho do governador do Amazonas, por ter decretado ponto facultativo e feriado escolar” para realização do Enem no estado.

O Enem é considerado o maior vestibular do país, e a nota serve para disputar vagas em universidades e ter acesso a programas de bolsas.

Postado originalmente por G1

Evi Goffin

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo