AmazonasBrasil

Quer conhecer a Manaus de antigamente?

Uma viagem no tempo com imagens históricas de Manaus

Manaus cresceu e se desenvolveu e registrou muitos momentos ao longo dos anos! Para mostrar isso, criamos uma matéria repleta de fotos incríveis. Confira!

Rua Barroso –  esta foto foi feito do patio lateral do Teatro Amazonas e verificamos no primeiro plano a edificação que hoje funciona a Casa das Artes e um pouco ao funo, do lado direito a edificação que já foi o consulado Português, Aliança Francesa e atualmente funciona o Restaurante e Churrascaria Castelinho – Foto de acervo da Fundação Getúlio Vargas.

Vista de frente da Igreja da Matriz – Nossa da Conceição – Vemos o Aviaquário Municipal de Manaus (desativado), A Praça Oswaldo Cruz (Praça da Matriz), a Alfândega e o Porto de Manaus (roadway) e ao fundo a Baia do Rio Negro. Observa-se que na esquina da Avenida Eduardo Ribeiro com a Rua Floriano Peixoto o Prédio da Receita Federal ainda ainda não tinha sido construído – Foto de Tibor Lablonsky e Lúcio de Castro Soares de 1953.

Produtores vindos do Interior do Estado para vender seus produtos Horti-Fruti na Praia em frente ao Mercado Municipal Adolpho Lisboa – 1944 – foto de Marcel Gautherot – Acervo do Instituto Moreira Sales.

Avenida Sete de Setembro quase esquina com a Rua Igarapé de Manaus, próximo ao Palácio Rio Negro – Fotografia de 1968 tirada por Tibor Jablonsky e Orlando Valverde – Acervo IBGE/MBE.

Vista da Praia da Ponta Negra no ano de 1968, ano em que Manaus completou 300 anos – Foto de Tibor Jablonsky e Orlando Valverde – Acervo IBGE – MBE

Teatro de Bolso de Manaus – Foto tirada em 1968, no momento de sua Reinaugração que tinha como Diretor, o Teatrólogo Alfredo Rodrigues – Informação sem confirmação, nos diz que neste local, funciona hoje a Casa do Albergado da SEJUS que está localizada na Av. Codajás, 400 – Cachoeirinha – Foto de 1968 de autoria de Tibor Jablonsky e Orland Valverde – acervo IBGE

Porto de Catraias visto da Rua Manuel Urbano, esquina com a Rua Boulevard Sá Peixoto, no Bairro de Educandos – As Catraias faziam o transporte do moradores do Educandos ao Centro da Cidade, saindo da escadaria no final da Rua Manoel Urbano e desembarcavam próximo à Rua Quintino Bocaiuva, esquina com a Rua Izabel.

Praça Tenreiro Aranha, nome dado para homenagear o primeiro Presidente da Província do Amazonas, João Batista Figueiredo Tenreiro Aranha.

Cine Theatro Alcazar, tornando-se depois o Cine Guarany – Infelizmente foi demolido e hoje em seu lugar tem uma agência do Banco Itaú – lozalizava-se na equina da Avenida Floriano Peixoto, para qual dava frente e a Avenida Sete de Setembro – Acervo Fundação Getúlio Vargas – CPDOC

 

 

 

 

WSP
Botão Voltar ao topo