Saúde e Bem-Estar

Protocolo de Diabetes será debatido na Assembleia Legislativa do Amazonas dia 11 de novembro

Movimento dos Diabéticos do Amazonas e Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade estão em parceria para a discussão

Dados do último Atlas da Federação Internacional do Diabetes, o Brasil têm 16 milhões de pessoas com a condição e cerca de 50% de pessoas, entre 20 e 79 anos, que não sabem que têm o diagnóstico do diabetes *.

Um estudo não muito recente, mas que na prática os dados não fogem muito da realidade brasileira é: Prevalência e Correlações do Controle Glicêmico Inadequado: resultados de uma pesquisa nacional em 6.671 adultos com diabetes no Brasil. Os dados mostram que o controle glicêmico inadequado foi de uma média de 76%, sendo que 90% das pessoas com diabetes tipo 1 e 73% em indivíduos com diabetes tipo 2.

A junção da ausência do diagnóstico precoce e a falta de adesão ao tratamento traz um resultado alarmante. Segundo uma pesquisa do Ministério da Saúde realizada entre janeiro e setembro do ano retrasado, foram realizadas 12.639 cirurgias para amputações de membros inferiores, sendo uma média de 46 por dia, decorrentes do diabetes.

Pensando nesta situação, o Movimento dos Diabéticos do Amazonas e o Vozes do Advocacy solicitaram uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Amazonas, no próximo dia 11, às 10h, para discutir melhorias no Protocolo de Atendimento de pessoas com diabetes no Estado, como também no tratamento, que inclui a inclusão do sistema de monitorização contínua de glicose para crianças.

Evidências de ensaios clínicos e de estudos de vida real demonstram que a utilização do sensor resultou em redução importante de hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue) no nível 1, quando está abaixo de 70 mg/dl, e especialmente com relação à hipoglicemia nível 2, quando a glicemia chega abaixo de 54 mg/dl em pessoas com diabetes tipo 1***.

O uso do sensor também resultou em redução de 56,2% na ocorrência de internação por cetoacidose, complicação do diabetes que deixa o sangue ácido e pode levar à morte ****. Outro benefício acompanhado em estudo foi a redução de hospitalizações por complicações agudas do diabetes em 49% em pessoas com diabetes tipo 1. *****

 

O evento terá a participação da Presidente Movimento dos Diabéticos do Amazonas, Ednilza Guedes; da Coordenadora do Vozes do Advocacy em Diabetes e Obesidade, Vanessa Pirolo; Gerente da Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde do Amazonas, Dra. Gleice Vanessa Baiocco; da Secretária da Saúde do Amazonas Nayara Maksoud; da representante do Hospital do Coração Dra. Roberta Nascimento; da Gerente de Ensino e Pesquisa do HUGV-UFAM/Ebserh, Deborah Laredo Jezini; do Presidente do Conselho Regional de Medicina do Amazonas, Dr. Jorge Akel, e do Deputado Estadual  Dr. Gomes.

O evento ocorre no Plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, localizado na Av. Mário Ypiranga Monteiro, 3950 – Parque 10 de Novembro.

Sobre a Coalizão Vozes do Advocacy em Diabetes e em Obesidade

Com a participação de 25 associações e de 2 institutos de diabetes, o projeto promove o diálogo entre os diferentes atores da sociedade, para que compartilhem conhecimento e experiências, com o intuito de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoces do diabetes da obesidade e das complicações de ambas as doenças, além de promover políticas públicas, que auxiliem o tratamento adequado destas doenças no país.

 

WSP
Botão Voltar ao topo