Projeto OMUNGA chega à Amazônia com distribuição de livros e criação de biblioteca

Expectativa é atender mais de duas mil crianças e 200 professores; a previsão da inauguração da biblioteca é para o final deste ano

OMUNGA, empreendimento social que viabiliza a construção de bibliotecas e a formação continuada de professores em regiões distantes ou isoladas, anuncia a chegada de seu primeiro projeto na Amazônia, com previsão de inauguração para o final deste ano.

A iniciativa, viabilizada pela Lei de Incentivo à Cultura, tem como objetivo promover ações educativo-culturais numa das cidades mais vulneráveis e isoladas do Brasil, Atalaia do Norte, com a distribuição de livros, ações de desenvolvimento de cerca de 200 professores e a construção da primeira biblioteca que irá atender mais de duas mil crianças.

A cidade de Atalaia do Norte foi a escolhida, e está localizada no interior do estado do Amazonas, fronteira com Peru e Colômbia. Possui indicadores sociais em patamares alarmantes, como o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), considerado muito baixo, com apenas 0,450.

Segundo Roberto Pascoal, empreendedor social e responsável pela OMUNGA, o projeto era para ter sido realizado no início de 2020, porém por conta da pandemia, as atividades de campo foram pausadas. “Nesse período, foi realizada a campanha ‘20 MIL LIVROS PARA A AMAZÔNIA’, que arrecadou, aproximadamente, 25 mil livros de literatura infantil e infanto-juvenil e iniciou-se a produção da série de 08 episódios que leva o nome do projeto: OMUNGA na Amazônia”, explica.

O Projeto OMUNGA na Amazônia conta com os patrocinadores Whirlpool, fabricante de eletrodomésticos detentora das marcas BrastempConsul e KitchenAid no Brasil, TKE, Havan, Bayer e IBM, além de pessoas físicas que acreditam num mundo melhor por meio da valorização da cultura e da educação.

 

Sobre a OMUNGA

A OMUNGA é um empreendimento social criado em 2013, com sede em Joinville/SC, e tem como objetivo promover mais liberdade, autonomia e poder de escolha para crianças que vivem em regiões distantes ou isoladas, de extrema vulnerabilidade social, onde poucas ou nenhuma organização social atua, por meio da educação e da cultura.

O trabalho consiste na formação continuada de professores, distribuição de livros, construção de bibliotecas e valorização da multiculturalidade das regiões onde atua por meio da produção de audiovisuais, livros e exposições fotográficas.

Atualmente, três projetos são promovidos pela OMUNGA: Projeto Escolas do Sertão (cidades de Betânia do Piauí e Curral Novo do Piauí/PI), Livros para África (Luanda, capital de Angola) e OMUNGA na Amazônia (Atalaia do Norte/AM) que, beneficiando mais de 6.000 crianças e 550 professores.

Além da retomada do Projeto OMUNGA na Amazônia, em breve, serão lançados dois novos projetos: OMUNGA no Monte Roraima e OMUNGA na Ilha do Marajó. Assim, a OMUNGA passará a impactar em torno de 24 mil crianças e 2 mil professores das regiões mais distantes ou isoladas do Brasil.

Sair da versão mobile