Programa de treinamento: FVS-RCP sedia turma do curso EpiSUS para capacitação em epidemiologia de campo
Os participantes são capacitados para lidar com desafios reais em epidemiologia de campo nos serviços de saúde
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), sedia, até sábado (18/5), em parceria com o Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Brasília), módulo da Especialização em Epidemiologia de Campo EpiSUS Intermediário, da Escola de Governo Fiocruz – Brasília.
O curso, realizado em Manaus, com 50 profissionais da região Norte do país, tem como objetivo capacitar profissionais de nível superior para atuação em situações de emergência em saúde pública e integrar a formação dos profissionais da saúde. A iniciativa é realizada em parceria com o Departamento de Emergências em Saúde Pública da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (DEMSP/SVSA) do Ministério da Saúde.
Conforme a Fiocruz Brasília, o trabalho de campo desse módulo do curso fortalece, ainda, o conhecimento sobre a cobertura vacinal em crianças menores de cinco anos e os motivos para a não vacinação. A atividade também acontece em Belém.
A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a importância do programa EpiSUS. “O curso oferece três níveis de capacitação – fundamental, intermediário e avançado – preparando os participantes para lidar com desafios reais em epidemiologia de campo nos serviços de saúde”, afirmou Tatyana.
De acordo com a coordenadora adjunta do núcleo de epidemiologia e vigilância em Saúde da Fiocruz Brasília, Noely Fabiana Oliveira de Moura, por meio do curso, os profissionais do Serviço Único de Saúde (SUS) são capacitados para enfrentar emergências de saúde pública. “Esse curso de epidemiologia de campo é essencial para preparar os participantes para lidar com epidemias e surtos no dia a dia, oferecendo uma formação prática e aplicável”, explicou Noely.
Durante o evento, duas alunas do curso EpiSUS compartilharam suas experiências e expectativas. Jamila Ferreira da Silva, residente de Porto Walter, no Acre, enfatizou a importância de levar os conhecimentos adquiridos para a comunidade de origem do profissional. “Trazer essa temática para meu município e aplicar o que aprendi aqui é fundamental para melhorar a saúde da minha região”, disse Jamila.
Enfermeira atuante no Amazonas, Adriana Sales de Abreu destacou a relevância do programa para complementar seu conhecimento e fortalecer a atuação profissional. “O EpiSUS ampliou minha compreensão das áreas em que trabalho, além de contribuir para a gestão de saúde pública, tanto no Brasil quanto no exterior”, afirmou Adriana.
O curso oferece aulas teóricas e práticas ministradas por especialistas em vigilância em saúde, métodos epidemiológicos e investigação de surtos. O treinamento visa fortalecer a capacidade técnica dos profissionais para enfrentar desafios epidemiológicos e contribuir para uma melhor gestão da informação em saúde.
O EpiSUS Intermediário é um curso de especialização desenvolvido como estratégia de capacitação em serviço para profissionais que atuam no SUS. A turma atual é composta por 50 profissionais da Região Norte do país.