Educação

Professora Artemis Soares lança as obras “Uma Amazônia transversal” e “Transculturalidade em diálogo”

A docente da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (FEFF/Ufam) e imortal da Academia Amazonense de Letras,  professora Artemis Soares, lança, na noite desta quarta-feira, 16, as obras “Uma Amazônia transversal” e “Transculturalidade em diálogo”.

As obras organizadas por ela serão adicionadas às mais de 30 publicações da intelectual, entre livros, capítulos de livros e artigos científicos, sempre focando a cultura corporal e a corporalidade indígena.

Sobre as obras

O primeiro livro, “Transculturalidade em Diálogo: Sociedade e Cultura na Amazônia”, que tive a honra de organizar com os estimados colegas Gisele Giandoni Wolkoff e Marcos Afonso Dutra, é um marco na nossa incessante busca por compreensão, por diálogo e por conexão.

Ele reflete a voz dos povos originários e a complexidade de suas relações com o mundo moderno, estabelecendo diálogos transdisciplinares tão necessários em nosso mundo em constante transformação.

O segundo livro, “Uma Amazônia Transversal: Cultura, Corpo, Educação e Políticas Públicas”, organizado em colaboração com Gisele Giandoni Wolkoff, Bruno de Oliveira Rodrigues, Érika da Silva Ramos e Ana Lucia Cavalcante dos Santos, é uma obra meticulosa que representa uma contribuição acadêmica que reúne autores de diversas áreas de conhecimento e instituições, criando um mosaico rico e polifônico sobre a Amazônia, abarcando sua cultura vibrante, seu corpo social e geográfico, suas práticas educacionais e suas políticas públicas.

Além das obras organizadas pela professora Artemis Soares, será lançada a obra “Testei positivo”, de autoria de Mazé Mourão, também membro da Academia Amazonense de Letras.

Perfil

Docente da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas, a professora Artemis Soares também atua no Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) como professora pesquisadora e membro da coordenação. Foi diretora da FEFF por 3 períodos. Realizou mestrado em Educação Física na Escola de Educação Física e Esporte na Universidade de São Paulo (1981) e doutorado em Ciências do Desporto na Universidade do Porto (1999). Fez Pós-doc em Paris, na Université Paris-5 (Paris-Descartes).

Além de membro da Academia Amazonense de Letras, é membro da Academia Brasileira de Educação Física. Coordena o Grupo de Pesquisa Educação Física, corporeidade, escolares, relações interculturais e povos da Amazônia na Ufam. Possui grande experiência na área de Educação Física e Esporte, com ênfase em Ginástica Rítmica, Gênero, Diversidade Cultural e Povos Indígenas, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos socioculturais-desportivos, jogos tradicionais, atividade física escolar e ginástica rítmica.

Evi Goffin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo