Professor Sylvio Puga (com 43,77%) e professor Marco Antônio (com 32,33%) disputam segundo turno para a reitoria da Ufam

Os candidatos Marco Antônio Mendonça (Chapa 21) e Sylvio Puga (Chapa 33) disputam, nos próximos dias 24 e 25 de março, o segundo turno para a reitoria da Ufam (quadriênio 2021 -2025).
A apuração dos votos do primeiro turno da Consulta à Comunidade Universitária foi realizada na noite desta quinta-feira, 11, logo após o encerramento da votação on-line e transmitida ao vivo pelo canal da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua) no You Tube. 

Votação
Mais de 37 mil integrantes da comunidade universitária estavam aptos a participar da consulta que, pela primeira vez, foi realizada integralmente na modalidade on-line. Foram recebidos 8.105 votos, sendo 1.575 de professores, 1.148 de técnico-administrativos e 5.382 de estudantes. Foram ainda registrados 46 votos em branco e 73 votos nulos.
A presidente da Comissão de Consulta, professora Iolete Ribeiro, ressaltou o caráter inédito do processo de votação. “Essa é uma eleição inédita, a primeira eleição virtual para a reitoria, realizada em um período muito penoso para toda a população e para a comunidade acadêmica da Ufam. Muitas perdas, adoecimento e o desgastante trabalho virtual que tem afetado todas/os. Mesmo assim a comunidade acadêmica se engajou no processo de consulta e expressou seu voto e isso significa o quão esta Universidade é importante para esse coletivo e para o Amazonas”, declarou a presidente.

Próximas etapas
No próximo dia 19 de março, a Comissão de Consulta à Comunidade Universitária promove um debate entre os candidatos que disputam o segundo turno pela reitoria da Ufam.
Ainda segundo o calendário da consulta à comunidade universitária, nos dias 24 e 25 de março ocorre o segundo turno e, no dia 29 de março, será divulgado o resultado final do pleito à Comunidade Acadêmica e ao Conselho Universitário (Consuni).
Cabe à instância máxima de deliberação dentro da Universidade oficializar e enviar a lista tríplice ao Ministério da Educação (MEC) para que o Presidente da República escolha o candidato a ser nomeado como reitor.

Sair da versão mobile