O príncipe Philip sempre admirou os carros da Land Rover e declarou em vida que queria ter seu caixão carregado por um veículo da marca até o Castelo de Windsor, onde ocorreria seu velório. Conforme repercutido pelo site da Revista Quatro Rodas, o automóvel utilizado na cerimônia, que ocorreu neste sábado, 17, é feito sob medida para o consorte.
Foram 16 anos, a partir de 2003, desenvolvendo o modelo exclusivo para o duque de Edimburgo, que queria não apenas um carro que servisse para seu funeral, mas que também pudesse ser utilizado para caça esportiva, prática que marcou sua trajetória.
Foi o próprio marido da rainha quem decidiu que era preciso redimensionar a caçamba para que seu caixão coubesse perfeitamente.
O veículo utilizado trata-se, portanto, de uma versão modificada do modelo Defender 130, uma picape estendida com rodas militares de aço e em cor verde, muito semelhante aos jipes britânicos da Segunda Guerra Mundial.
A Land Rover é a fornecedora de veículos oficial da família real desde a década de 1950, por decisão do então rei George VI.