Primeira Jornada Científica e Molecular, em Manaus
O objetivo é divulgar a ciência, por meio experimentos lúdicos, para alunos da educação básica
Inicia nesta quarta-feira (16/10) a “1ª Jornada Científica e Molecular do Instituto de Ciências Biológicas (ICB)” da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). O evento é apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
A ação, amparada via Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação no Amazonas (POP CT&I), edital nº 003/2024, segue até o dia 18 de outubro, das 8h30 até 17h. A programação envolve oficinas de biofísica, bioquímica, biologia celular e embriologia que serão realizadas nos laboratórios da Ufam e no hall da Biblioteca Setorial Sul.
Além disso, alunos das escolas Estadual Solo de Lucena, no bairro Nossa Senhora das Graças, na zona centro-sul, Escola Estadual Djalma Batista, no bairro Japiim, zona sul, e o Colégio Amazonense Dom Pedro II, no Centro, zona sul de Manaus também participarão das oficinas durante a jornada científica.
Para a doutora em Biologia Funcional e Molecular, da Ufam e coordenadora do evento, Isabelle Bezerra Cordeiro, o apoio da Fapeam é essencial para fomentar a Ciência e a Tecnologia.
“A Fapeam foi importantíssima para o fornecimento de todo o insumo de laboratório e material gráfico. O auxílio na aquisição desses materiais nos permite divulgar ciência com alta qualidade e atratividade entre os jovens estudantes”, comentou.
Jornada Científica
Com o objetivo de proporcionar uma divulgação científica com experimentos lúdicos, a jornada científica é destinada a alunos do ensino fundamental e médio. A estimativa é a participação de 100 pessoas.
Durante o evento, haverá laboratório de Bioquímica como um “minishow” da química, mostrando na prática o que é pH e como as substâncias podem responder às variações de pH.
Também haverá no laboratório de biofísica uma oficina de instrumentação laboratorial e pipetagem, mostrando soluções capazes de serem condutores elétricos.
Já no Laboratório de Proteômica, os estudantes terão práticas de microbiologia, aprendendo como as bactérias podem ser cultivadas in vitro. No Laboratório de Biologia Celular, os estudantes aprenderão a usar o microscópio e observarão o universo das células, e no Laboratório de Biologia do Desenvolvimento os estudantes visitarão seis estações aprendendo tudo sobre embriologia.
No último dia do evento, os graduandos dos cursos de Biologia, Biotecnologia e Ciências Naturais irão apresentar suas atividades desenvolvidas no Instituto, no âmbito dos seus projetos de iniciação científica e extensão universitária, com apresentação de pôsteres na Biblioteca Setorial Sul. Nesse dia, os visitantes também terão a oportunidade de conhecer os Laboratórios de Cultura de Células, Zoologia e o Herbário do ICB.
“A união de vários professores do Instituto de Ciências Biológicas foi de suma importância para que fizéssemos uma Jornada bem multidisciplinar e com envolvimento de diferentes laboratórios do Instituto”, disse a coordenadora Isabelle Bezerra Cordeiro.
Apoio da Fapeam
O evento recebe apoio da Fapeam, por meio do POP CT&I. A iniciativa apoia a realização de eventos de popularização da ciência, por meio do financiamento da produção e distribuição de materiais educativos para democratizar a produção do conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia/2023 e a própria Política Pública de CT&I do Amazonas.
Eventos científicos da Fapeam
A agenda de eventos científicos do segundo semestre de 2024, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, pode ser acessada em: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam-3/