MundoSaúde e Bem-Estar

Prevenção é a chave contra o esforço repetitivo

28 de fevereiro é o Dia Mundial de combate a LER/DORT

As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são condições que afetam uma grande parcela da população trabalhadora e podem causar dores, desconforto e até mesmo incapacidade para o trabalho. Sejam em trabalhos presenciais ou em trabalhos remotos, quando ocorre o uso intenso de computadores. Desta forma, é preciso redobrar a atenção para prevenir essas lesões.

Celebrado no dia 28 de fevereiro, a data celebra o Dia Internacional de Combate as LER/DORT. Essa data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

No Amazonas, o monitoramento desse tipo de doença ocorre por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM).

Segundo Cinthia Santos, coordenadora do Cerest no Amazonas, as LER/DORT ocorrem quando há sobrecarga ou movimentos repetitivos em determinadas partes do corpo, como mãos, pulsos, braços, ombros, pescoço e coluna vertebral. A má postura, o uso prolongado do computador e a falta de pausas regulares para descanso são os principais fatores de risco para essas lesões.

“É importante prevenir as LER/DORT, porque são doenças responsáveis pelo afastamento dos funcionários dos postos de trabalho e que também podem vir a comprometer o desempenho das pessoas nas atividades diárias. Pois quando está em nível muito grave, as LER/DORT impedem a realização de tarefas simples, como pentear o cabelo e segurar um copo de água”, destaca Cinthia.

Entre as doenças classificadas como LER/DORT estão: tendinite, tenossinovite, bursite, epicondilite, lombalgias, cervicalgia, dedo em gatilho, síndrome do túnel do carpo, dor ciática, capsulite adesiva, lesões de ombro, síndrome cervicobraquial.

É importante ficar atento aos sintomas das LER/DORT, como dores, formigamentos, câimbra, diminuição da força e sensação de peso nas mãos, braços ou costas. Se você perceber algum desses sintomas, procure um médico especialista para fazer uma avaliação e iniciar o tratamento o mais cedo possível.

Em caso de suspeita de LER/DORT, o trabalhador deve buscar atendimento médico com ortopedista.

 

Monitoramento

No Amazonas, entre 2002 e 2022, foram notificados 2.050 casos de LER/DORT no Amazonas. Em 2022, foram notificados 69 casos de LER/DORT no Amazonas.

 

Prevenção

Para prevenir as LER/DORT, é importante adotar algumas medidas simples no ambiente de trabalho ou em casa, como:

 

– Usar uma cadeira confortável e ajustar a altura da tela do computador para manter uma postura correta;

– Fazer pausas regulares para descanso e alongamento a cada hora de trabalho;

– Praticar exercícios físicos regularmente para fortalecer os músculos e evitar a sobrecarga;

– Usar equipamentos ergonômicos, como mouse e teclado com apoio para os punhos.

 

Foto: Girlene Medeiros/FVS-RCP

WSP
Botão Voltar ao topo