Brasil

Por que está tão quente? Entenda o que está causando a onda de calor no Brasil

Uma grande massa de ar seco e quente se intensifica sobre o País e aumenta a temperatura em diversos Estados brasileiros

A onda de calor que se espalha nesta semana pelo Brasil está fazendo com que muitos Estados registrem temperaturas excepcionalmente altas – acima dos 40ºC em algumas localidades – para os padrões do mês de agosto, podendo registrar, inclusive, recordes em pleno inverno.

Conforme a Climatempo, essa situação climática é decorrente de uma grande massa de ar seco e quente que ganhou força sobre o País no decorrer desta semana, atuando sobre praticamente todas as regiões. Estima-se que as altas temperaturas permaneçam até sábado, 26, quando está prevista uma nova frente fria.

“Embora seja um mês de inverno no Hemisfério Sul, o calor intenso é uma condição comum em agosto nos Estados do Centro-Oeste, interior do Nordeste e em alguns estados da região Norte, em locais como Tocantins, Rondônia, Amazonas, Acre e o centro-sul e leste do Pará”, acrescenta a Climatempo.

Neste período, também é possível observar ao longo de agosto um aumento do calor no interior de Minas Gerais e de São Paulo. “Somente em algumas situações especiais, há incursões de ar quente até sobre os Estados da região Sul, provocando extremos de calor, em relação ao padrão normal de temperaturas para este mês”, afirma a empresa brasileira de meteorologia.

 

 

WSP
Botão Voltar ao topo