Ponte em São Gabriel da Cachoeira deve melhorar escoamento da produção dos agricultores
Segundo o prefeito do município, a obra foi realizada com a participação da comunidade indígena, que contribuiu com conhecimento tradicional e mão de obra
Um marco histórico foi celebrado na comunidade indígena Santa Maria a São Pedro, próxima de Iauaretê, em São Gabriel da Cachoeira, com a recente inauguração (18/5), da ponte de concreto sobre o Igarapé.
A obra, realizada pelo Prefeito Clóvis Curubão (PT), é uma ponte de madeira de 18 metros de comprimento, que custou pouco mais de R$ 255 mil.
Segundo Curubão, como é conhecido o prefeito, além dos benefícios práticos, a ponte também tem um importante significado cultural. A construção da ponte foi realizada com a participação da comunidade indígena, que contribuiu com seu conhecimento tradicional e com sua importante mão de obra.
Pessoal do departamento da Obras da Prefeitura(SEMOB), que executou o serviço, avalia que a ponte representa um grande avanço para a região, proporcionando maior integração entre os povos indígenas.
De acordo com eles, a ponte, com 30 metros de extensão, foi construída com concreto armado e garante segurança e fluidez no tráfego de pessoas.
A ponte de concreto é um importante símbolo do compromisso do governo Curubão, realizada com recurso próprio.
“Garantindo, assim, o desenvolvimento da região e com a melhoria da qualidade de vida das populações indígenas. A obra contribui para o escoamento da produção agrícola local, facilita o acesso e permite maior interação entre as comunidades indígenas”, avalia o prefeito.
Além da ponte, foram inauguradas outras obras, como: uma escola municipal de educação infantil na comunidade vila Fátima; uma escola municipal de educação infantil no bairro Dom Bosco; sete quadras poliesportivas em Iauaretê; três centros comunitários(bairros de Iauaretê: São Domingos Sávio, Bom Bosco, Sagrado Coração de Jesus) e a reforma do centro comunitário do bairro Aparecida.