Uma pesquisa feita pela especialista Shanna Swan mostra que os pênis estão diminuindo, e o culpado é a poluição. Swan é epidemiologista reprodutiva e professora de Medicina Ambiental. O produto que tem causado isso são os ftalatos, produtos químicos usados na fabricação de plásticos.
A explicação seria de que o produto afeta o sistema endócrino, responsável pela parte produtora de hormônios. Por conta disso, o número crescente de bebês está nascendo com pênis pequenos
De acordo com as projeções da especialista, a Humanidade pode ficar totalmente infértil em 2045. A pesquisa de Shanna começou examinando a síndrome dos ftalatos em ratos: fetos que foram expostos às substâncias químicas tinham mais probabilidade de nascer com órgãos genitais encolhidos.
Ela descobriu que bebês humanos do sexo masculino que foram expostos a ftalatos no útero tinham uma distância anogenital mais curta, algo que se correlaciona com o volume do pênis.
Na lista de seus possíveis efeitos, além da infertilidade masculina, estão obesidade, diabetes, câncer e menstruação precoce.
Os ftalatos já foram banidos nos Estados Unidos e na Europa.