Picolé de tilápia? Inovação une nutrição e sabor na mesma sobremesa

Picolé de tilápia, criado pela empresa Brazilian Fish, une proteína a sabores exclusivos; produto pretende alcançar mercados internacionais

A Brazilian Fish, empresa pertencente ao Grupo Ambar Amaral e especializada na cadeia de produção de tilápia, lançou um produto inusitado: o picolé de tilápia. A sobremesa combina a leveza do gelato com o alto teor proteico do peixe, trazendo um conceito inovador ao unir saúde e sabor em um formato inédito.

O picolé, disponível nos sabores Pistache, Chocolate Branco e Chocolate Meio-Amargo, tem uma característica peculiar: apesar de ser feito a partir do filé de tilápia, não possui gosto de peixe. Sônia Ambar, presidente do grupo, afirma que o doce foi criado algo para quem quer ganhar proteína de forma saborosa, com oito gramas de proteína e zero açúcar.

O produto chamou atenção ao ser apresentado no Seafood Show Latin America 2024, evento realizado em São Paulo, onde rapidamente virou tendência entre os visitantes.

A inovação segue a linha de crescimento global de alimentos proteicos, como os produtos à base de Whey Protein, e busca conquistar tanto consumidores preocupados com saúde quanto os curiosos por experiências gastronômicas diferenciadas.

Embora tenha sido lançado recentemente, o conceito do picolé de tilápia foi idealizado em 2017, após os filhos de Sônia experimentarem um sorvete de salmão em uma feira internacional nos Estados Unidos. A ideia ficou em desenvolvimento por anos até que a empresa conseguiu aperfeiçoar a receita com o apoio de especialistas.

Picolé de tilápia almeja mercado em expansão
De acordo com a Forbes, o setor de sorvetes no Brasil movimenta anualmente cerca de R$ 14 bilhões, com previsão de crescimento para R$ 20 bilhões até 2028, segundo a ABIS.

Globalmente, o mercado de Whey Protein, que inspirou o picolé proteico, deverá atingir US$ 2,91 bilhões até 2029, mostrando o potencial bilionário da combinação de sobremesas com foco em saúde.

Os primeiros picolés estão disponíveis apenas na boutique da empresa, em Santa Fé do Sul (SP), mas a expectativa é que o produto chegue em breve aos grandes mercados e até ao exterior. “Sonhamos em levar o picolé para China, Japão e Estados Unidos, onde nossos produtos já têm espaço”, disse Sônia.

O Brasil é o quarto maior produtor mundial de tilápia, com destaque para estados como Paraná, São Paulo e Minas Gerais. O Grupo Ambar Amaral, com uma cadeia produtiva verticalizada, é um dos maiores responsáveis por essa produção, investindo continuamente em inovação para popularizar o consumo da tilápia em formatos acessíveis e criativos.

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