Pitada de Opinião
Tendência

Perfil Fake e Crimes Virtuais

É impressionante a desordem que se tornou o uso das Redes Sociais no que tange a divulgação e propagação de Informações. O fluxo e a rapidez com que se espalham, saiu do controle saber se determinada notícia é ou não verdadeira, resultando assim nas famosas Fake News. Porém, o que mais surpreende é a ironia de certos “Apps” de interação social, que seguem políticas rigorosas com relação a identidade do usuário, solicitam o envio de documentos, bloqueiam o acesso com a menor suspeita de invasão e por outro lado, são recorrentes em casos de Identidades Fake. A dica para o usuário é se manter atento ás variações de solicitações de amizade, de preferência checando com o dono do perfil se foi feito um novo perfil e bloqueando convites de pessoas que você não conhece. E se você souber de Perfis fakes ou as Famosas Fake News, o usuário pode denunciar tanto nos aplicativos como também na Delegacia Local, na seção de Crimes Virtuais, já levando em mãos os prints do perfil, onde apareçam na barra de endereço, a especificação do nome para rastreamento.

Uma colaboradora da coluna enviou um relato contando a situação do crime cibernético ao qual ela foi envolvida: Após terminar um relacionamento, tempo depois ela descobriu um Perfil Fake no seu próprio nome, onde eram divulgadas fotos suas e esse suposto perfil interagia com seus amigos, enviando mensagens, denegrindo a sua imagem. Após investigações, foi descoberto que o envolvido era o seu ex namorado.

As vítimas de crimes cibernéticos devem realizar o registro do BO, por meio do endereço eletrônico da delegacia interativa.am.gov.br. Ou ainda, formalizar o BO pessoalmente na Especializada, que está situada nas dependências da Delegacia Geral, na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da capital.

Evi Goffin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo