Política

PEC pelo fim da escala 6×1 recebe apoio de 200 deputados e avança no processo legislativo

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que visa acabar com a “escala 6×1” atingiu o número mínimo de assinaturas exigido para ser protocolada na Câmara dos Deputados. Com o apoio de quase 200 parlamentares, a proposta agora segue para as etapas de discussão e votação no Congresso.

A “escala 6×1” é um mecanismo que regula a distribuição de cadeiras nas eleições proporcionais, favorecendo as coligações de partidos maiores e distorcendo a representação de partidos menores. A PEC propõe modificar esse sistema para garantir uma divisão mais justa e proporcional das vagas, visando aumentar a representatividade no Legislativo.

Com o apoio de um expressivo número de deputados, a PEC já pode ser formalmente registrada e, a partir daí, será analisada pelas comissões da Câmara. Caso aprovada, ela seguirá para o Senado, onde passará por um processo semelhante.

A PEC que propõe o fim da “Escala 6×1” já atingiu 194 assinaturas no sistema da Câmara dos Deputados, superando as 171 necessárias para ser protocolada. A proposta, que busca reformar o sistema de distribuição de cadeiras no Congresso, ganhou força graças à mobilização de setores da sociedade em todo o país. “Com o apoio da população, conseguimos ultrapassar o número mínimo de assinaturas para protocolar a PEC contra a Escala 6×1, e agora estamos próximos de alcançar 200 signatários e co-autores”, afirmou a deputada Érika Hilton.

O apoio à proposta reflete a insatisfação crescente com as distorções que o modelo atual gera nas eleições, especialmente em relação à sub-representação de partidos menores. A expectativa é que a reforma contribua para um sistema eleitoral mais equilibrado, com maior representatividade política no país.

 

 

WSP
Botão Voltar ao topo