AmazonasMeio Ambiente

“Passei a noite com falta de ar”, diz dona de casa após nova fumaça de queimadas em Manaus

A noite de 4 de outubro foi de agonia na casa da dona de casa, Angela Ferreira, de 35 anos, na Zona Sul de Manaus. Mais uma vez a cidade foi “invadida” pela fumaça de queimadas que tem apavorado a população do Amazonas e levado muito gente ao médico com problemas respiratórios. A poluição provocada pelas queimadas ocorrem desde agosto em cidades da Região Metropolitana da capital amazonense.

“Eu e minha família passamos a noite sufucados com a fumaça. A casa estava toda fechada, mas mesmo assim ela invadiu até o quarto. Agora pela manhã ainda sentimos o forte cheiro. Como sofro de asma, me senti muito mal. Espero que estes criminosos sejam presos, porque tem muita gente passando mal, inclusive idosos, crianças e, principalmente, quem tem doença respiratória”, relatou a dona de casa.

Na terça-feira, na Zona Centro-Oeste, um incêndio atingiu uma área de mata no bairro Dom Pedro. O foco do fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros, mas na noite de quarta-feira, o fogo se intensificou e a fumaça encobriu novamente o local e adjacências.

No bairro Aleixo, atearam fogo em uma área localizada atrás do Tribunal de Justiça do Amazonas (Tjam), fato denunciado por autoridades e, posteriormente, controlado pelos profissionais dos Bombeiros.

Selva

De acordo com o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), apesar da fumaça, a qualidade do ar aparece com níveis moderados.

A plataforma on-line https://www.appselva.com.br/ foi lançada em setembro deste ano e mede, em tempo real, a qualidade do ar no Estado e as queimadas. Os bairros mais afetados estão nas zonas Sul, Centro-Sul e Oeste. 

Denúncia

Caso presencie a queima de resíduos ou de vegetação, a população pode ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros (193), informando o endereço do local; fazendo registros fotográficos e de vídeos e denunciando nos canais da Semmas (92) 98842-2161 (whatsapp) e defis.semmas@gmail.com, anexando as mídias e informando o endereço, dia e horário da ocorrência.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo