Paratleta amazonense, Elielton Lira saiu do bairro Tancredo Neves em Manaus para competir nas Paralimpíadas

Com apoio do Governo do Estado ele encontrou no esporte uma oportunidade de recomeço após ficar cego em um acidente

Elielton Lira de Oliveira, de 30 anos, é um paratleta de judô que representará o Amazonas nos Jogos Paralímpicos de 2024 na categoria J1 até 60 kg. Apoiado pelo Governo do Amazonas, ele é atualmente o primeiro colocado no ranking brasileiro da categoria, e segundo no internacional.

“A trajetória do Elielton no judô paralímpico é um exemplo de coragem e talento, refletindo a determinação dos nossos atletas. Ele é um dos paratletas amazonenses em Paris, e isso é resultado de muito apoio e investimento do Governo do Amazonas”, destaca o secretário de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Jorge Oliveira.

Nascido na capital amazonense e criado no bairro do Tancredo Neves, na zona leste de Manaus, Elielton sofreu um acidente com arma de fogo aos 12 anos de idade, e como consequência, acabou ficando cego completamente. Buscando um novo recomeço, ele conheceu o judô sete anos depois, em 2014.

“Eu comecei no judô depois que uma moça que me viu competindo no Jiu-Jitsu e disse que eu tinha talento no judô. Aí foi quando eu recebi essa proposta, comecei a treinar na Vila Olímpica, o professor viu que eu levava jeito para o judô e a gente começou a treinar durante a manhã”, comenta Elielton.

A aproximadamente duas semanas de estrear na sua primeira Paralimpíadas, Elielton segue sua rotina de treinos nessa reta final de preparação. O paratleta realiza treinos técnicos na parte da manhã, e pela tarde realiza exercícios mais intensos visando seu condicionamento físico.

“Queria agradecer ao Governo do Amazonas que tem dado total apoio para a gente, atleta de alto rendimento. É uma excelente gestão que tem nos conseguido passagens, dando oportunidade para mostrarmos o que sabemos fazer de melhor”, agradece o paratleta.

Calendário

A estreia do amazonense é no próximo dia 05 de setembro, com início das lutas previsto para às 5h. Para chegar à disputa por uma medalha de ouro, Elielton terá que disputar aproximadamente 3 confrontos.

Sair da versão mobile