
O Papa Francisco, de 88 anos, segue hospitalizado em estado crítico devido a uma pneumonia nos dois pulmões, mas, segundo o Vaticano, teve uma noite tranquila e está descansando. O comunicado divulgado na manhã desta segunda-feira (24) informou que o pontífice dormiu bem e segue em repouso no 11º dia de sua internação, que é a mais longa desde sua eleição ao papado, em 2013.
O boletim médico mais recente, publicado no domingo (23), confirma que Francisco continua em estado crítico, recebendo oxigênio de alto fluxo. Apesar de uma leve melhora no quadro de anemia, a trombocitopenia (baixa no número de plaquetas) permanece estável devido às transfusões realizadas no sábado. Contudo, alguns exames indicam uma leve insuficiência renal inicial, que está sendo monitorada e controlada pelos médicos.
A situação do pontífice se agravou no sábado (21), quando ele sofreu um ataque asmático prolongado, exigindo oxigênio de alto fluxo, além de complicações hematológicas que necessitaram de uma transfusão de sangue. A idade avançada e o histórico de problemas respiratórios, como bronquite asmática, têm contribuído para a gravidade do quadro.
Em meio ao delicado estado de saúde, orações por sua recuperação têm sido realizadas em diversas partes do mundo, incluindo Roma, Argentina e Iraque. O Papa, em uma mensagem escrita nos últimos dias, expressou confiança no tratamento e enfatizou a importância do descanso para sua recuperação.
“Continuo com confiança minha hospitalização (…) seguindo com os tratamentos necessários; e o descanso também é parte da terapia!”, afirmou Francisco.