Covid

OMS recomenda que países continuem aplicando doses da AstraZeneca

A Organização Mundial da Saúde (OMS) não vê motivos para que países suspendam campanhas de imunização com a vacina da AstraZeneca. Mas está avaliando a situação, depois que diversos países europeus optaram por suspender a distribuição de doses por conta de suspeitas de coágulos de sangue que teriam surgido em pessoas imunizadas.

A entidade, nesta sexta-feira, insistiu que até hoje não recebeu nenhum registro de mortes relacionadas com nenhuma das vacinas aprovadas pela OMS. A organização ainda deixou claro que não há uma recomendação para que a vacinação seja suspensa. A vacina da AstraZeneca foi a principal aposta do governo brasileiro em sua campanha de imunização contra a covid-19.

Nos últimos dias Dinamarca, Noruega e Itália anunciaram a suspensão do uso da vacina de Oxford/AstraZeneca, o que acabou gerando também reações similares por parte de outros cinco países da UE.

Segundo o governo dinamarquês, primeiro a tomar a decisão, a medida é preventiva para que se avalia a relação com a formação de coágulos sanguíneos nos vacinados. A suspensão vai durar duas semanas.

Ainda na quinta-feira, a Agência Europeia de Medicamentos Europa indicou que a vacina pode continuar a ser administrada, enquanto governos fazem suas investigações sobre casos encontrados de efeitos colaterais. De acordo com a agência, cerca de 30 casos foram identificados, entre 5 milhões de pessoas que receberam as doses. “Os benefícios continuam a ser maiores que os riscos”, afirmou a agência reguladora.

Evi Goffin

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo