O professor da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sérgio Freire, teve seu nome e obra citados na prova de Língua Portuguesa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja aplicação se deu em todo o país, no domingo, 3 de novembro.
A questão de número 40 apresentou um fragmento da matéria “Expressões e termos utilizados no AM são retratados em livro e camisetas”, publicada no G1 Amazonas, em 21 de outubro de 2012. O texto cita o livro “Amazonês: expressões e termos usados no Amazonas”, do docente da Ufam, com o registro do falar local.
Publicado em 2011 pela editora Valer, a obra possui 143 páginas e apresenta aproximadamente 1.100 expressões utilizadas no cotidiano amazonense.
Sobre Sérgio Freire
Sérgio Augusto Freire de Souza nasceu em Manaus, Amazonas, em 6 de setembro de 1968. Como o segundo de cinco irmãos, começou sua educação no Grupo Escolar Leonilla Marinho. Cursou o ensino fundamental no Centro Educacional Domingos Sávio, uma escola salesiana, e concluiu o Magistério no Colégio Preciosíssimo Sangue.
Em 1986, Sérgio ingressou na Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED) após ser aprovado em concurso, onde lecionou até 1988. No mesmo ano, iniciou a graduação em Letras, com ênfase em Língua Inglesa, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Em 1988, deixou a SEMED para atuar como professor de inglês no CCAA. Concluiu a graduação em 1990 e, no ano seguinte, foi aprovado em primeiro lugar em concurso para professor efetivo da UFAM, assumindo o cargo em novembro de 1991 no Departamento de Línguas e Literaturas Estrangeiras.
Em 1998, Sérgio defendeu sua dissertação de mestrado em Letras na UFAM, abordando o uso da internet no ensino de Língua Inglesa. No ano 2000, mudou-se para Campinas para cursar o doutorado em Linguística na UNICAMP, sob orientação da professora Eni P. Orlandi. Sua tese, defendida em 2005, tratou dos sentidos de línguas estrangeiras na legislação educacional brasileira.
Convidado pelo prefeito eleito de Manaus, Serafim Corrêa, Sérgio assumiu o cargo de subsecretário municipal de educação em 2005, posição que ocupou até novembro de 2007. Retornando à UFAM, ele continuou a lecionar na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Em 2009, participou da elaboração do projeto para o Mestrado em Letras, iniciado em 2010, onde atua como professor e orientador desde então.
Em 2013, Sérgio propôs a criação da Faculdade de Letras da UFAM, desmembrada do Instituto de Ciências Humanas e Letras, que foi oficializada em 2017. Iniciou o curso de Psicologia na UFAM em 2014 e, em 2017, assumiu a Direção da Editora Universitária da UFAM (EDUA). Autor de seis livros, Sérgio é casado com Fabiana Eid e pai de duas filhas, Ana Clara e Marina. Ele tem uma predileção especial por jujubas, especialmente as vermelhas.
Fonte: sergiofreire.pro.br