O prefeito de Manaus, David Almeida, afirmou que não pretende interferir no processo de escolha do novo presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM). Durante a cerimônia de diplomação nesta terça-feira (17), David, reeleito em outubro, deixou claro que a decisão é responsabilidade exclusiva dos vereadores e deve ocorrer sem qualquer influência ou articulação por parte do Executivo. “É uma escolha exclusiva dos vereadores, sem interferência, sem articulação nenhuma do Executivo. É a escolha dos vereadores que tem que ser respeitada”, declarou ele.
Questionado sobre a possibilidade de que esse distanciamento político entre ele e a Mesa Diretora da CMM pudesse abrir espaço para alguma interferência do governador do Amazonas, Wilson Lima, na definição dos novos dirigentes, o prefeito negou qualquer especulação nesse sentido. “Não, não. Não acredito [em interferências do governador”, afirmou.
Além disso, o prefeito foi abordado por jornalistas sobre o nome de David Reis, que comandou a CMM entre 2021 e 2022. David Almeida reforçou novamente que a escolha do novo presidente é uma decisão exclusiva dos vereadores, sem qualquer interferência externa.