Na quinta-feira, dia 15 de junho, data em que se comemora o Dia Mundial da Conscientização do Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, a Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) alerta a população sobre a prevenção de crimes contra essa parcela da população. Durante todo o mês de junho, a fundação realiza ações e iniciativas para conscientizar a população.
De acordo com o reitor da FUnATI, Dr. Euler Ribeiro, esta data é apenas um reforço de uma conscientização que deveria ser mais batizada na sociedade.
“Lutar contra a violência às pessoas idosas é um exercício diário. Além da violência física, moral, patrimonial, hoje em dia, também temos que lutar contra a violência digital, onde as pessoas idosas são vítimas de golpes, ligações falsas e outros mecanismos utilizados através da internet. Por isso, é importante que nós continuemos promovendo ações para conscientizar e combater a violência contra os idosos”, disse Ribeiro.
Em alusão à campanha Junho Violeta, a Policlínica Gerontológica Darlinda Esteves Ribeiro da FUnATI promove a programação de rodas de conversa “Saúde em Foco” com objetivo de levar informações sobre saúde e envelhecimento saudável. Os encontros são realizados no hall da Policlínica, das 8h30 às 9h30.
Ações integradas
Na sexta-feira (16/6), em parceria com a Defensoria Pública do Amazonas (DPE-AM), a FUnATI promove uma blitz do projeto Defensor Digital 60+ no Millennium Shopping. O objetivo é levar informações sobre a violência digital para o público em geral.
Outro projeto em pauta na FUnATI é a proposta de criação do Núcleo Estratégico de Atenção à Violência contra a Pessoa Idosa (NEAVPI) a partir de esforços congregados das principais instituições que atuam no atendimento e enfrentamento da violência no Estado do Amazonas.
FOTOS: Divulgação/ FUnATI