O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar da Universidade Federal do Amazonas (Cecane/Ufam), responsável por apoiar o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em ações relacionadas à alimentação escolar, iniciou, nesta segunda-feira (03/7), às atividades de assessoria e monitoramento nas escolas estaduais da rede estadual de ensino no Amazonas.
As ações resultarão em um raio-x da merenda escolar no estado que subsidiarão o FNDE, órgão federal responsável pelas resoluções e verbas para a alimentação escolar. A reunião inicial contou com a participação das secretárias executivas da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Rosana Freire, Arlete Mendonça (secretária pedagógica) e Ana Maria Araújo (secretária do interior); da equipe técnica do Cecane/Ufam, além do técnico do FNDE, Artilano de Oliveira.
A agenda de atividades seguirá até o dia 14 de julho e envolverá a formação dos técnicos da Secretaria de Educação, diálogos com o Conselho de Alimentação Escolar (CAE), verificação de cardápio e fichas técnicas, além de visitas técnicas às escolas, na capital e interior. O cronograma prevê, ainda, uma conversa remota que será transmitida para os 61 municípios do interior.
De acordo com a secretária executiva adjunta pedagógica, Arlete Mendonça, a Secretaria de Educação atua de forma transparente junto ao Cecane/Ufam para o êxito do trabalho, principalmente, por se tratar de alimentação.
“O Cecane é um grande parceiro da Secretaria de Educação e estamos aqui para apoiar esse plano de ações que contará com monitoramento, visitas técnicas, orientações quanto a prestação de contas. Aqui, no estado, nós atuamos para que todos os alunos tenham uma alimentação de qualidade, porque isso é um direito deles”, destacou Arlete.
Em Manaus, para acompanhar as ações do Cecane, o técnico do FNDE, Artilano de Oliveira, ressaltou que esta é uma oportunidade para acompanhar, na prática, a execução do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no estado, e verificar melhorias para o programa.
“O Cecane já possui um plano de ação e nas próximas semanas estaremos aqui para desenvolver esse trabalho em conjunto, pelo fato do FNDE ser o repassador dos recursos. Entendemos que o Amazonas possui o seu diferencial, principalmente pelas distâncias continentais, e é algo que precisa ser considerado. Estaremos apoiando no que for possível para a melhor execução do PNAE e até mesmo a criação de novos programas”, destacou Artilano.
Assessoria e Monitoramento
Regismeire Viana, uma das coordenadoras do Cecane/Ufam, explicou que o centro realiza assessoria e monitoramento em todos os municípios e nas Secretarias de Educação do Amazonas e de Roraima.
“O FNDE não pode estar em todo os estados, então, ele firma parceria com universidades e instituições federais para que sejam realizadas a assessoria e o monitoramento. Nosso trabalho é destrinchar como deve ser a merenda escolar, para quem é, a parte nutricional e de vigilância sanitária, o papel do CAE e sua fiscalização”, ressaltou a coordenadora.
Anualmente, o FNDE solicita ao Cecane esse monitoramento nos estados. Para este ano, há uma cronograma de atividades e, durante duas semanas, as ações são realizadas junto às escolas, equipes técnicas e demais agentes envolvidos no que se refere à alimentação escolar, inclusive, nutricionistas e membros do CAE.
“Os agentes do Cecane executam essa avaliação, inclusive, com a presença de técnicos do FNDE e, ao final, realizamos uma reunião para apresentar o resultado do que foi coletado. No Amazonas, desde 2017, temos essa parceria com o FNDE”, afirmou Regismeire. A agenda de atividades também contará com a presença da coordenadora geral do PNAE, Solange Castro.