Ao longo da história da exploração espacial, o ser humano sempre esteve em busca de planetas com potencial para a vida, seja para homens ou outras formas de existência. E um novo capítulo desta história pode estar sendo contado agora.
O principal satélite pesquisador da Nasa, chamado de Transiting Exoplanet Survey Satellite (Tess), descobriu um novo planeta com potencial de ser habitável.
Denominado “TOI 700 e”, o planeta está em uma região que permite a presença de água líquida, possibilitando a existência de vida. A descoberta foi apresentada na última terça-feira (10), durante a 241ª reunião da Associação Astronômica Americana, em Seattle.
O corpo celeste está localizado no sistema planetário TOI 700, há 100 anos-luz, na constelação Dorado. Ele tem 95% do tamanho da Terra, com probabilidade de possuir uma superfície rochosa. Além disso, completa uma órbita a cada 28 dias.
O “TOI 700 e” é um dos poucos planetas do tamanho da Terra descobertos na zona habitável de uma estrela até então. O sistema onde ele se encontra possui outros três planetas (TOI 700 b, c, d). Dos quatro, apenas dois têm condições para ser habitável.
Segundo Paul Hertz, diretor da divisão de astrofísica na sede da Nasa, o satélite Tess que encontrou os planetas desse sistema foi projetado e lançado especificamente para encontrar corpos celestes do tamanho da Terra orbitando estrelas próximas.’