Saúde e Bem-Estar

Mutirão de cirurgias dermatológicas neste sábado

A Fundação Alfredo da Matta terá equipe de 40 profissionais e a expectativa é executar 63 procedimentos

O Governo do Amazonas promove, neste sábado (19/10), um mutirão de cirurgia dermatológica no Hospitalar Alfredo da Matta (Fuham), unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM). A previsão é que 63 procedimentos dermatológicos de baixa e média complexidade sejam realizados, em sua maioria em pacientes idosos, entre 60 a 90 anos.

De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, os procedimentos serão realizados no novo centro cirúrgico da unidade, reinaugurado pelo governador Wilson Lima.

Fotos: Divulgação/FUHAM

 “A Fundação Alfredo da Matta, referência internacional em dermatologia, vai conduzir essa ação, que faz parte do programa Saúde Amazonas, implantado pelo governador, com objetivo de ampliar o acesso da população aos serviços da rede pública”, disse Nayara Maksoud.

A ação vai contar com uma equipe de 40 profissionais que vão realizar cirurgias para retirada de carcinoma basocelular, tumores de câncer de pele, de pequeno e médio tamanhos.

Segundo a gerente do centro cirúrgico, enfermeira Kellen Garcês, os procedimentos precisam apenas de sedação local e os pacientes serão liberados logo após a cirurgia. “O protocolo exige de todos os pacientes acima dos 60 anos o teste de risco cirúrgico assinado por cardiologista e a realização de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites, por conta da segurança dos profissionais de saúde”, explicou.

Fotos: Divulgação/FUHAM

Centro Cirúrgico

Reinaugurado pelo governador Wilson Lima, a obra do centro cirúrgico consolidou a Fundação Alfredo da Matta na categoria de unidade hospitalar e implementou o regime de hospital-dia, com possibilidade de internação do paciente por até 12 horas.

Com 288,07 metros quadrados, o centro cirúrgico da Fuham foi readequado e passou a contar com sala de biópsia, curativo cirúrgico, consultório médico, sala de preparo do paciente, sala administrativa, enfermaria com quatro leitos, sala de material estéril, sala de expurgo e duas salas operatórias. A estrutura foi aprovada por laudo técnico emitido pela Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP).

WSP
Botão Voltar ao topo