Na terça-feira (05/11), uma mulher de 42 anos entrou em trabalho de parto na comunidade Abelhas, no Tarumã, zona rural de Manaus, e foi resgatada pelas equipes do Departamento Integrado de Operações Aéreas (DioA) da SSP-AM. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) acionou o DioA para o atendimento de emergência.
O coordenador do DioA, delegado Rafael Montenegro, contou que o parto ocorreu dentro do helicóptero, o que foi um fato inédito para a equipe. “Foi um trabalho exitoso, e estamos felizes por poder ajudar mais uma vez a sociedade”, afirmou.
O tenente do Corpo de Bombeiros, João Coelho, destacou a importância do resgate aéreo para comunidades isoladas, que enfrentam dificuldades de acesso devido à seca extrema. “O Águia 01 tem sido fundamental nessas operações”, disse.
A médica do Samu, Larissa Câmara, explicou que, ao chegar ao local, a paciente já estava com o trabalho de parto avançado. “Decidimos realizar o parto na aeronave, e felizmente tudo correu bem. O bebê nasceu saudável e ativo”, contou.
Após o resgate, mãe e filha foram levadas ao Instituto da Mulher Dona Lindu, em Manaus, para acompanhamento médico.