Morte de idosos cai 95%, mas eles ainda são maioria entre as vítimas da Covid-19 no AM
Mesmo com redução significativa na taxa de mortalidade, após a vacinação, os idosos ainda representam 57,21% dos mortos por Covid-19 no Amazonas, segundo dados fornecidos ao ATUAL pela FVS-AM (Fundação de Vigilância em Saúde).
Em janeiro, pico da segunda onda da pandemia, 3.686 pessoas morreram pelo novo coronavírus no estado. Desse total, 2.297 eram idosos de 60 anos ou mais. Isso equivale a 62,3% dos óbitos. Se forem unidos os números do primeiro trimestre deste ano, piores meses da segunda onda, são 6.964 mortes pela doença no total, das quais, 4.341 foram de idosos, 62,33%.
Em abril e maio, houve diminuição dos óbitos pela doença no Estado, inclusive, entre os idosos. Um comparativo da FVS da taxa de mortalidade, que mede a quantidade de óbitos a cada 100 mil habitantes, ajuda a visualizar a queda nos registros.
Apesar disso, esse público ainda é o mais afetado, se comparado às demais faixas etárias. Em maio, as mortes da população com idade igual ou superior a 60 anos representou 57,21%. Mesmo com a redução em relação ao início do ano, ainda é mais da metade do total.
“A idade é fator de risco para Covid-19, seja devido a uma menor capacidade de recuperação do paciente ou devido à maior presença de comorbidades nessa população”, diz Daniel Barros, epidemiologista da FVS-AM.
De acordo com o painel de monitoramento da Covid-19 em idosos no Amazonas, disponível no site da FVS, na maioria dos casos os idosos hospitalizados tinham diabetes, cardiopatia ou eram imunodeprimidos. Entre outros fatores de risco estão obesidade, doenças renais, asma, doenças neurológicas e pneumopatias.
Casos
De janeiro a maio deste ano, foram 17.626 casos de Covid-19, 7.729 hospitalizações e 4.854 óbitos pela doença entre idosos, segundo consta no site da FVS.
O comparativo da taxa de incidência (casos a cada 100 mil habitantes) do novo coronavírus mostra a redução registrada para cada faixa etária nesse período.
Já desde o início da pandemia, em 2020, até quarta-feira, 9, 40.946 idosos contraíram Covid, 16.349 foram internados e 9.013 morreram.