Manaus lança edital do Programa Bolsa Universidade 2025 com 47 mil vagas para alunos de baixa renda
A Prefeitura de Manaus divulgou, nesta segunda-feira, 2 de dezembro, o edital do Programa Bolsa Universidade (PBU) 2025, oferecendo um recorde de 47.680 vagas. O programa, coordenado pela Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), visa ampliar o acesso ao ensino superior para alunos de baixa renda, fortalecendo a educação inclusiva.
Durante o lançamento, o vice-prefeito e secretário municipal chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, destacou o impacto das parcerias na expansão do Bolsa Universidade. “É uma grande honra fazer parte de uma gestão que coloca a educação e a inclusão social como prioridades, especialmente para os mais humildes, que dependem dos programas sociais para ter acesso ao ensino superior”, disse Rotta.
Detalhes das Bolsas:
– Modalidades: Compensação tributária com descontos de 100%, 75% e 50% na mensalidade, e voluntária (sem abatimento de impostos).
– Distribuição: 1.143 bolsas integrais (100%), 8.847 com abatimento de 75%, e 37.690 com pagamento de 50% do valor da mensalidade.
– Cursos: 88 cursos de nível superior, incluindo bacharelado, licenciatura e tecnólogos.
– Concorrência: 43.784 vagas para ampla concorrência, 2.699 para Pessoas com Deficiência (PcDs), e 1.212 para pessoas acima de 60 anos.
As vagas são oferecidas por 12 Instituições de Ensino Superior (IES) da rede privada, totalizando 22 unidades na cidade. O PBU é destinado a estudantes de famílias de baixa renda, elevando para 200.356 o total de bolsas de estudo disponibilizadas na atual gestão.
Raimundo Filho, diretor-geral da Espi, destacou a importância do edital. “Este é o sexto edital lançado na atual gestão, ampliando as oportunidades para pessoas de baixa renda. Desde o início do programa, já oferecemos 377.519 bolsas, transformando sonhos em realidade”, afirmou.
Inscrições:
– Período: De 9 a 16 de dezembro.
– Consulta ao Edital: Disponível a partir das 22h no Diário Oficial do Município (DOM).
O deputado federal Sidney Leite, um dos criadores do programa, ressaltou a importância da expansão. “É uma vitória significativa, oferecendo oportunidades de inclusão social e econômica a quem mais precisa”, disse.
Requisitos para Participação:
– Ser brasileiro (nato ou naturalizado), residente em Manaus, com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio.
– Estar regularmente matriculado ou apto a se matricular em uma das IESs parceiras do programa.
– Ensino médio completo ou equivalente até 31 de dezembro de 2024.
– Não possuir diploma de curso superior ou estar matriculado em IES pública.
Representando as instituições de ensino, o reitor da Esbam, Rubenito Cardoso Júnior, destacou a importância do programa para alunos de baixa renda. Leide Maria, moradora do residencial Viver Melhor, compartilhou sua esperança ao buscar informações sobre o Bolsa Universidade. “É uma oportunidade incrível para pessoas de baixa renda”, disse.
Além do Bolsa Universidade, o programa de inclusão socioeducacional da prefeitura inclui o Bolsa Pós-Graduação, com 75.232 bolsas em dois processos seletivos, e o Bolsa Idiomas, com 149.611 bolsas para estudo de línguas estrangeiras em escolas particulares.