A capital do Amazonas é destaque da abertura do programa de comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, realizada pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), como única cidade fora de São Paulo a participar do evento com palestra prevista para esta terça-feira, 6/4, às 9h, além de mediação de mesa e recitação de poemas.
“A importância do universo amazônico ganhou projeção nas obras de Mário de Andrade, influenciando um forte movimento local literário e de demais artes que reverberam até hoje”, observa o prefeito de Manaus, David Almeida, sobre a relevância do evento para a educação e a promoção da cultura no meio acadêmico e cultural brasileiro.
Ainda segundo ele, no dia 29 deste mês, Manaus vai sediar um dia de debates sobre o centenário da Semana de Arte Moderna, em retribuição ao intercâmbio com convidados de São Paulo e artistas e especialistas locais, além da realização de apresentações artísticas promovidas por escritores e intelectuais amazonenses. A programação local terá transmissão on-line e será realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) e o Conselho Municipal de Política Cultural (Concultura).