Coluna do BobEsportes

Manaus: Bobcast recebe o lendário astro do Flamengo Raul Plassmann

Ex-goleiro veio à capital amazonense lançar a coleção de camisas que o consagraram no futebol. O podcast também recebeu o oftalmologista e diretor do Consulado FLA Amazonas, Neuzimar Pinheiro Jr. Dentre tantos assuntos interessantes, o episódio fala sobre a incrível trajetória de Plassman no futebol

O lendário goleiro do Flamengo, Raul Plassmann, foi o entrevistado de mais um episódio do Bobcast, apresentado pelo radialista Bob Lester. O programa também recebeu no estúdio da Sintonnia Artística, nesta sexta-feira (17), o oftalmologista e diretor do Consulado FLA Amazonas, Neuzimar Pinheiro Jr. A edição estará disponível, em breve, no canal do programa no Youtube.

Raul Plassmann está em Manaus para lançar a coleção de camisas de Goleiro dos anos em que ele foi campeão brasileiro, da Libertadores e do Mundial de Clubes pelo Flamengo. O evento ocorrerá neste sábado (18), a partir das 18h, no Clube da Polícia Federal, localizado na Avenida Efigênio Sales, n°1200, bairro Aleixo, na Zona Centro-Sul de Manaus.

No estúdio, o papo dentre outros assuntos, transcorreu sobre a contribuição do goleiro para o futebol brasileiro.

Vascaíno de coração, Bob Lester, destaca em números o resumo da trajetória de Plassmann.

“Foi uma honra entrevistar esta lenda do futebol brasileiro. E a carreira de Plassmann é memorável. Ele é nada menos que Campeão Mundial pelo Flamengo, Bi-campeão da Libertadores pelo Cruzeiro e Flamengo; tetra-campeão brasileiro e tem treze títulos estaduais. Sua atuação foi incrível e ele é um cara sensacional. Por isso, ninguém pode perder o episódio do Bobcast”, adiantou o radialista.

Trajetória

Raul Guilherme Plassmann, 79, nasceu em Antonina, no Paraná, dia 27 de setembro de 1944. Além de goleiro, atuou como treinador e comentarista esportivo, em particular na TV Globo.

Começou sua carreira no Atlético Paranaense, profissionalizou-se no Coritiba em 1964,depois transferiu-se para o São Paulo. Teve uma breve passagem pelo Nacional do Uruguai e, em 1965 foi para o Cruzeiro, onde jogou treze anos seguidos e tem como principais glórias no clube celeste: nove títulos mineiros, um título brasileiro e um título da Libertadores.

 

Curiosidade

Segundo o perfil de Plassmann, na estreia pelo Cruzeiro, em 1965, como não havia uma camisa de goleiro que vestisse em Raul, o jogador teve de tomar emprestada uma camiseta amarela. Na época, o uniforme preto era padrão de todos os goleiros, de modo que a camisa amarela de Raul acabou chamando muita atenção e virando talismã pela torcida cruzeirense. Assim, Raul não pôde mais abandonar o uniforme amarelo.

 

Flamengo

Em 1978, Plassmann passa a integrar o Flamengo, ao lado de Zico, Júnior, Leandro, Tita e Andrade, entre outros grandes nomes, o time rubro-negro da época.

Deixou o Flamengo com 228 jogos, 130 vitórias, 59 empates e 39 derrotas. Ele foi o goleiro dos principais títulos da geração campeã do mundo em 1981. Além disso, sagrou-se tetracampeão carioca, conquistou três Campeonatos Brasileiros (1980, 1982 e 1983), uma Libertadores da América (1981) e um Mundial (1981).

 

Aposentadoria e comentarista

Depois que encerrou a carreira de futebolista, aos 39 anos, em 1983, Raul Plassmann, tornou-se comentarista esportivo da TV Globo, onde permaneceu muitos anos.

Em 1987, iniciou a carreira de treinador à frente do Cruzeiro. Continuou trabalhando como comentarista, até que voltou a atuar como treinador, em 2003, no Juventude. Em 2004, tornou-se dirigente do Londrina.

Pouco tempo depois, contudo, desistiu de ser cartola e voltou a trabalhar como comentarista esportivo na Record e Rádio CBN, nas filiais de Curitiba e, mais tarde, reintegrou-se à TV Globo, quando passou a trabalhar para os canais SporTV e Premiere.

Em 2011, voltou ao Cruzeiro. Desta vez para trabalhar nas categorias de base do clube, como o responsável pela subida de categoria dos atletas “pratas da casa”.

Atualmente, Raul Plassmann, tem viajado para visitar embaixadas e consulados do Flamengo com sede em várias partes do mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo