Um grupo de mais de 100 jovens de diversas partes da Região Norte vai participar de uma imersão, pela primeira vez em Manaus, com o objetivo de debater e apresentar soluções inovadoras em prol da Amazônia.
As ações fazem parte do UNLEASH Amazon Innovation Lab, que terá uma solenidade de abertura nesta segunda-feira, dia 14 de outubro, a partir das 15h30, no Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi, s/n, bairro Centro – Zona Sul de Manaus.
O UNLEASH Amazon Innovation Lab é um programa internacional que treinará dezenas de jovens para o desenvolvimento de soluções escaláveis, inovadoras e sustentáveis.
Ao longo de seis dias, os jovens terão a oportunidade de fazer um intenso networking e pensar em projetos para solucionar várias demandas da região amazônica.
As propostas que serão criadas deverão ter como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 12 e 16 (Proteção e responsabilidade ambiental), e 14 e 15 (Desenvolvimento econômico sustentável e bioeconomia), da Organização das Nações Unidas (ONU).
A iniciativa envolverá jovens indígenas, quilombolas, ribeirinhos e de outros povos tradicionais, visando incluir voz, direitos e conhecimentos milenares da Amazônia no laboratório de inovação.
A abertura terá a participação, por meio de videoconferência, de Flemming Besenbacher, presidente do UNLEASH.
Também participarão da solenidade: Jander Manauara, rapper amazonense; Jeibi Medeiros da Costa, secretário executivo na pasta de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SEDECTI-AM); Michelle Guimarães, chief financial officer (CFO) da Navegam; Ana Cláudia Chaves, assessora técnica da GIZ; Tiago Maiká Müller Schwade, professor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); e Denis Minev, chief executive officer (CEO) da Bemol.