Nesta quinta-feira (15), o presidente Lula (PT) declarou que ainda não reconhece Nicolás Maduro como presidente reeleito da Venezuela. Em entrevista à Rádio T, em Curitiba, Lula afirmou que Maduro deve uma explicação à sociedade e ao mundo sobre sua reeleição, e mencionou pela primeira vez a possibilidade de novas eleições no país, caso Maduro “tenha bom senso”.
“Ainda não reconheço o resultado, ele, Maduro, sabe que está devendo uma explicação para a sociedade e para o mundo.”, declarou Lula.
Lula afirmou que não é “fácil nem bom” para um presidente dar palpites na política de outro país, mas destacou que, além de não reconhecer o resultado das eleições de 28 de julho, também não é possível validar a vitória dos opositores do chavismo devido à falta de dados concretos. As pesquisas de intenção de voto indicavam uma derrota para Maduro.
O presidente brasileiro sugeriu duas alternativas para a crise política na Venezuela: a formação de um governo de coalizão entre chavismo e oposição ou a convocação de novas eleições. Lula propôs que Maduro convocasse o povo para novas eleições, estabelecesse um comitê eleitoral suprapartidário e permitisse a presença de observadores internacionais para garantir a transparência do processo eleitoral.
*Opoder.com*