Justiça do Amazonas ouve testemunhas em caso de transmissão de HIV a crianças
A Justiça do Amazonas realizou uma audiência de instrução para ouvir testemunhas no caso dos dois homens acusados de estuprar crianças e transmitir intencionalmente o vírus HIV em Manaus. A audiência, presidida pelo juiz Rosberg de Souza Crozara, ocorreu na 2ª Vara de Crimes contra a Dignidade Sexual e de Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes.
Os acusados, Rodrigo Wenderson Nunes dos Santos, de 31 anos, e seu namorado Victor Igor dos Santos, de 21 anos, foram presos em maio deste ano durante a Operação Carimbadores, conduzida pela Polícia Civil do Amazonas. Eles foram denunciados pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MPE/AM) por divulgar conteúdos de sexo ou nudez envolvendo crianças e adolescentes, além de tentar transmitir o HIV para as vítimas.
Durante a audiência, foram ouvidas testemunhas, incluindo delegadas da Polícia Federal e da Polícia Civil do Amazonas. A promotora de justiça solicitou a intimação de mais uma delegada e a perícia em aparelhos celulares apreendidos. A próxima audiência está marcada para 18 de dezembro de 2024, quando serão ouvidas as testemunhas restantes e, possivelmente, os réus.
Os acusados estão presos preventivamente no sistema prisional de Manaus. Segundo a denúncia do MP, o inquérito policial apresenta trocas de mensagens que indicam que os dois indivíduos adquiriram e compartilharam fotos e vídeos de crianças em cenas de estupro de vulnerável, além de admitirem a prática de relações sexuais desprotegidas com o objetivo de transmitir o vírus HIV.