A Prefeitura de Manaus anunciou que no próximo domingo (27), durante o segundo turno das eleições municipais de 2024, o transporte público será gratuito para todos os cidadãos. A medida busca facilitar o acesso dos eleitores aos locais de votação, garantindo a mobilidade sem custos adicionais.
Os ônibus estarão em operação sem cobrança de tarifa das 4h às 18h no dia da votação. Ao todo, cerca de 1.142 veículos estarão circulando, distribuídos em 235 linhas que cobrem todas as zonas da cidade. A iniciativa é parte de um esforço da prefeitura para assegurar que todos os eleitores possam exercer seu direito de voto sem enfrentar dificuldades com o transporte.
Além da gratuidade, um esquema especial de trânsito será implementado para garantir a fluidez nas principais vias da cidade, facilitando o deslocamento dos eleitores aos pontos de votação.
Fiscalização do transporte público
Para assegurar o bom funcionamento do transporte no dia das eleições, aproximadamente 50 servidores do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) estarão fiscalizando as garagens das empresas de ônibus, os terminais de integração e as estações de transferência. A fiscalização terá início às 3h30, com o objetivo de garantir que os ônibus comecem a circular pontualmente e sem interrupções.
Além disso, as principais rotas, especialmente os corredores viários mais utilizados, também serão monitoradas para evitar atrasos ou falhas no serviço.
Consulta de linhas disponíveis
Os eleitores que precisarem consultar as linhas de ônibus disponíveis para seus locais de votação terão duas ferramentas à disposição: o Disk Transporte, pelo número 118, e o aplicativo “Cadê Meu Ônibus”, que permite acompanhar em tempo real a localização dos veículos e verificar as rotas.
A Justiça Eleitoral garantiu, para as eleições municipais 2024, a gratuidade no transporte coletivo de todos os cidadãos nos dias de votação de primeiro e segundo turnos. A regulamentação desta medida ocorreu em fevereiro de 2024, mas apenas nos últimos dias antes do pleito é que as prefeituras municipais oficializaram o transporte de graça.