Junta Comercial do Amazonas diminui em 63% o tempo da análise de processos de empresas
A análise automática possibilita ao usuário tempo mais ágil de resposta para constituição, alteração ou baixa
A Junta Comercial do Estado (Jucea), registrou nos meses junho, julho e agosto, a diminuição do tempo de análise de processos, em 63%, em comparação ao mesmo período de 2023. Segundo o Sistema de Registro Mercantil (SRM), no ano anterior, a média de análise de constituição, alteração ou baixa empresariais no atendimento da Jucea, marcava quatro horas, diminuindo para uma hora, em 2024, otimizando a deliberação de processos e o tempo de espera do usuário do Portal de Serviços.
Ainda de acordo com o SRM, com a nova dinâmica no atendimento, os números de processos que são avaliados pelos analistas na Jucea dobraram, de 933 computados no ano anterior para 1.872 análises em 2024, com o tempo médio de uma hora e 30 minutos para liberação processual.
Para garantir ao usuário celeridade e segurança, ao utilizar os serviços do site, a autarquia também qualificou o quadro de analistas com cursos e treinamentos, além de investir em procedimentos e ferramentas ao usuário para desburocratizar os processos das empresas em registros de constituição, alteração e baixa.
A presidente da Jucea, Maria de Jesus Lins, explicou que as constantes atualizações dos procedimentos, a gestão do tempo dos analistas no atendimento e o investimento com treinamento geraram a diminuição do tempo médio de análise.
“Nosso trabalho prioriza tanto os investimentos com novas ferramentas em nosso Portal de Serviços, para dar celeridade ao serviço que nosso usuário busca, assim como trabalhamos aprimorando o conhecimento da análise humana, para que seja assertiva e ágil”, assegurou a presidente.
Atendimento Automático e Convencional
Com atualizações do sistema e aderindo novas ferramentas em seu Portal de Serviços, com a análise do processo automática, a Jucea possibilita ao usuário tempo mais ágil de resposta para constituição, alteração ou baixa empresarial.
O atendimento com fluxo automatizado ainda pode ser encaminhado para o atendimento de analistas na Jucea, que mantem a equipe capacitada para conservar a celeridade de resposta.