No Dia Mundial de Combate à Violência Contra a Pessoa Idosa, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-AM), que faz parte da Conselho Estadual da Saúde da Pessoa Idosa, em parceria com Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC), realizou na manhã desta quinta-feira (15) a distribuição de material informativo.
A coordenadora Joceni Carvalho da Coordenação da Pessoa Idosa, explicou o trabalho que a SES-AM desenvolve.
“A SES-AM faz parte da rede de proteção sobre a pessoa idosa e por meio das unidades de saúde pode identificar possíveis ocorrências de violência, física, emocional, financeira, sexual, autonegligência, institucional e até ao abandono”, disse a coordenadora.
Além disso, ela ainda explica que a campanha é uma realização da Sejusc, em parceria com a SES-AM, para fortalecimento dos direitos da pessoa idosa.
“Estamos em parceria com a Sejusc, somando com a campanha e informando que a população idosa tem Centros de Referência da Saúde, com serviços especializados e com profissionais qualificados”, finalizou.
Saúde da Pessoa Idosa
Os Centros de Atenção Integral à Melhor Idade- Caimi, contam com equipes multiprofissional abrangendo os serviços médicos, geriátricos, fisioterápicos, terápico ocupacionais, psicológicos, de assistência social, dentre outros.
O Caimi Dr. Paulo Lima – localizado na Zona Sul de Manaus, oferece assistência ambulatorial de média complexidade aos idosos com serviços de atendimento médico com Clínica Médica e Geriatria; Enfermagem, Farmacêutico, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social, dentre outros.
Caimi Ada Rodrigues Viana – Zona Oeste é uma unidade de média complexidade, a unidade conta em seu corpo técnico com médicos especialistas e uma equipe multiprofissional formada por fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, fonoaudiólogo, assistentes sociais, enfermeiros, farmacêutico e dentistas.
Caimi Dr. André Araújo- Zona Norte, é uma unidade ambulatorial, conta com uma equipe multiprofissional abrangendo os serviços médicos, geriátricos, fisioterápicos, terápico ocupacionais, psicológicos, de assistência social, dentre outros, assim como uma carta de serviços a orientar o usuário dos serviços deste CAIMI.
Promoção de Conscientização
Durante todo o mês, as unidades de saúde da capital e interior da secretaria estarão promovendo ações em alusão ao Dia de Combate à Violência contra a Pessoa idosa.
Foto: Fernanda Ribeiro