Amazonas

Juíza manda governo federal explicar queda no número de vacinas enviadas ao Amazonas

A juíza Jaiza Fraxe, da 1ª Vara Federal Cível do Amazonas, deu o prazo de três dias para o governo federal explicar a queda no número de vacinas contra a Covid-19 encaminhadas ao Amazonas. A magistrada também quer saber quantas doses serão enviadas nos meses de abril e maio. A decisão foi proferida nesta quarta-feira.

Fraxe considerou a alegação do governo estadual de que passou receber “pouquíssimos imunizantes do Ministério da Saúde, sendo que em abril não recebeu uma única dose”. Segundo o Governo do Amazonas, esse foi o motivo da queda drástica no índice de aplicação de imunizantes.

O governo estadual também alegou que despontou na estatística como o estado em primeiro lugar no índice de absenteísmo de segunda dose, não havendo ainda uma explicação comprovada acerca do paradeiro das pessoas que tomaram apenas a primeira dose. Fraxe pediu conscientização da população.

“Não se sabe se desistiram, se adoeceram, se não foram esclarecidas de que haveria uma segunda dose. É preciso que haja um esforço da União, do Estado do Amazonas e do maior município (Manaus) para conscientizar a todos de que precisam completar a imunização com a 2ª dose. Não se vê esse esforço””, disse.

WSP
Botão Voltar ao topo