IR 2021: Quando e quanto vou receber de restituição?
O prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda 2021, ano-nase 2020, foi adiado pela Receita Federal para 31 de maio. Com isso, os contribuintes ganharam um tempo a mais para separação e envio correto dos documentos corretamente, sem deixar nada para trás. Os especialistas em IR alertam que mesmo com o adiamento do prazo, o recomendado é entregar a declaração o quanto antes, não deixando para última hora.
caso o contribuinte tenha imposto a pagar e esteja em dificuldade financeira, o ideal é entregar nos últimos dias, pois assim terá um prazo maior para se organizar financeiramente para a realização desse pagamento. No entanto, ele precisa se ater ao novo prazo de pagamento da 1ª cota do imposto devido.
No momento em que o contribuinte preenche a declaração do Imposto de Renda, ele já descobre se tem ou não direito a restituição. Se resultado informado pelo programa for “Imposto a restituir”, o valor será devolvido na conta bancária indicada para a Receita Federal. O prazo para o envio da declaração vai até 31 de maio.
Neste ano, o calendário de restituições do Imposto de Renda deste ano começará no final de maio. O primeiro lote está programado para o dia 31 de maio, com o último dos 5 lotes previsto para 30 de setembro.
Imposto a receber
Já no caso do contribuinte que tem imposto a restituir, a Receita manteve o calendário de pagamento mesmo com o adiamento. Também foi mantida a redução de sete para cinco lotes nas restituições deste ano. Veja como será o calendário da restituição do IRPF em 2021:
- 1º lote: 31 de maio
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 30 de julho
- 4º lote: 31 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro