Amazonas

Ipem-AM apreende mais de 2,5 mil produtos irregulares em operação de fiscalização de Natal

O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) iniciou, na última segunda-feira (3), a operação “Natal Seguro” em Manaus e Região Metropolitana, com o objetivo de inspecionar itens típicos da temporada de fim de ano, como luminárias natalinas e brinquedos. No primeiro dia da ação, mais de 2,5 mil produtos irregulares foram apreendidos, sendo 1,5 mil luminárias ‘pisca-pisca’ que estavam sem a certificação do Inmetro, representando riscos como incêndios.

A operação, que está sendo realizada em todo o país sob a coordenação do Inmetro, prossegue até 16 de dezembro. Além das luminárias, brinquedos sem selo de certificação ou com informações obrigatórias ausentes também foram removidos do comércio. Os estabelecimentos notificadas têm um prazo de dez dias para apresentar defesa, com possibilidade de multas que variam entre R$ 1 mil e R$ 1,5 milhão.

A fiscalização também inclui testes em produtos pré-medidos, como panetones, frutas cristalizadas e carnes típicas de Natal, para garantir que o peso indicado nas embalagens corresponde ao peso real. O Ipem-AM orienta os consumidores a verificarem sempre o selo do Inmetro e as informações obrigatórias nas embalagens antes de realizar compras. Caso identifiquem irregularidades ou tenham dúvidas, a população pode denunciar pelo telefone 0800 092 2020 ou pelos canais digitais do instituto.

LER MAIS  Dino determina novo inquérito sobre mortes de Marielle e Anderson
WSP
Botão Voltar ao topo