Saúde e Bem-Estar

Instituto Norte Brasil promove conscientização em saúde pelo Outubro Rosa e Novembro Azul

Palestras e dinâmicas reuniram profissionais e parceiros para refletir sobre a importância da prevenção e inteligência emocional no combate a doenças

Nesta sexta-feira, 1º de novembro, o Instituto Norte Brasil (Inbrasc) realizou uma ação de conscientização e prevenção em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul, em sua sede na Zona Centro-Sul de Manaus. O evento reuniu profissionais do instituto e parceiros da Sintonnia Artística e Persistência Comércio e Serviços, destacando a importância do autocuidado e da prevenção.

O técnico em enfermagem, Augusto Fonseca, compartilhou sua experiência na área da saúde e ressaltou a importância da detecção precoce de câncer para aumentar as chances de cura.

“Muitas vezes, tanto homens quanto mulheres renegam a doença. Nossa orientação é que quanto mais cedo você se prevenir ou procurar ajuda médica ao notar algo estranho no seu corpo, maior a probabilidade de cura”, afirmou Fonseca.

A presidente do Inbrasc, Viviane Reis, evidenciou também a importância dos exames de rotina e cuidados com a saúde física.

“A gente acha que está ocupado demais, ou que, por sermos jovens, não temos problemas. Ocorre que o tempo passa para todo mundo e, às vezes, pode ser tarde demais para descobrir comorbidades ou doenças que poderiam ser tratadas se detectadas a tempo. A verdade é que a idade chega para todos”, alertou Reis.

Viviane Reis, assistente social por formação, compartilhou que chegar à Melhor Idade com saúde é uma escolha que deve ser feita desde a juventude.

“Hoje, colho os frutos porque não tive essa mentalidade de prevenção e cuidado quando era mais jovem”, concluiu.

 

Impactos psicológicos e inteligência emocional

A programação contou também com dinâmicas orientadas pela educadora social, Júlia Costa e uma palestra sobre Inteligência Emocional no Trabalho, ministrada pela psicóloga, Danielle Melgueiro.

Os impactos psicológicos, como a falta de inteligência emocional, podem afetar profundamente a saúde física, o desempenho profissional e as relações familiares.

Segundo a profissional, a falta de controle emocional, oriunda de diversos motivos, se não observada e tratada, pode levar ao estresse crônico, ansiedade e depressão, que por sua vez impactam o corpo e a capacidade de interagir de maneira saudável com colegas de trabalho e entes queridos.

“É necessário autoconhecimento, automotivação, autocontrole, reconhecimento das emoções dos outros e saber lidar com as relações interpessoais. Estes são os cinco pilares da Inteligência Emocional. Considero que o quinto pilar é o mais importante que é o auto se conhecer. Há situações que aconteceram com a pessoa lá atrás, na infância que, se a pessoa não se conhecer, isso pode afetá-lo na vida adulta. E isso ocorre com todas as pessoas. Por isso é importante procurar também uma ajuda profissional para entender onde nascem certas emoções”, sugere a psicóloga.

 

Ações do Outubro Rosa e Novembro Azul

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, incentivando a realização de exames periódicos e a adoção de hábitos saudáveis como forma de prevenção. As ações incluem campanhas educativas, mamografias gratuitas e eventos para alertar sobre a importância do diagnóstico precoce.

O Novembro Azul, por sua vez, é focado na prevenção do câncer de próstata, destacando a importância de exames regulares e de um estilo de vida saudável para detecção precoce. As campanhas desse mês incluem palestras, atendimentos gratuitos e eventos que promovem a conscientização sobre a saúde masculina.

 

Sobre o Inbrasc

O Instituto Norte Brasil Social e Cultura (Inbrasc), está localizado no Bairro da União, na Zona Centro-Sul de Manaus.

Atua há mais de dez anos no campo da assistência social, por meio da proteção básica na promoção do fortalecimento de vínculos sociais e familiares, desenvolvendo atividades socioassistenciais, atendendo indivíduos em situação de vulnerabilidade socioeconômica e risco alimentar nas comunidades carentes de toda capital amazonense.

No Inbrasc, uma equipe multidisciplinar atende a comunidade por meio de psicóloga, psicoterapeuta, educadora social.

O Instituto também atua na área do empreendedorismo básico, cultura e arte.

Dentre os projetos de maior destaque do Inbrasc, estão o Circo na Escola, o Projeto Xepa, Pet na Escola, Mídias Sociais, Promotores de Eventos, Projeto Viva Mais, dentre outros.

Fotos: Hebert Gaúcho/Sintonnia Artística

WSP
Botão Voltar ao topo