Estão abertas as inscrições para a 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). A Olimpíada é voltada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos estudantes do Ensino Médio. As escolas públicas interessadas em participar da disputa deverão realizar a inscrição exclusivamente no site da OBMEP, no endereço www.obmep.org.br, até o dia 17 de março.
Realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), a OBMEP tem o objetivo de proporcionar ao aluno o exercício do raciocínio lógico-matemático, como explicou Nilo Sena, professor de Matemática e técnico na Gerência de Ensino Regular da Secretaria de Educação.
“Essa prova tem questões diferentes do que o aluno está habituado a resolver na sala de aula. A maior parte dos problemas envolve o uso do raciocínio lógico. Por isso, é importante que professores e alunos se preparem para a realização, e resolver os exercícios das edições anteriores é sempre interessante”, aponta o docente.
A OBMEP também serve como preparação para outras provas importantes que acontecerão durante o ano letivo, salienta Nilo Sena.
“O aluno que consegue resolver uma questão da OBMEP também vai ter bons resultados no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica) e no Sadeam (Sistema de Avaliação do Desempenho Educacional do Amazonas), por exemplo. O nível da olimpíada está acima, então ela pode servir como bons indicadores”, assinala o professor.
Inscrição
Cada escola indicará, no momento da inscrição, o número total de estudantes inscritos por cada nível. A alteração na inscrição, como a mudança no número de participantes e correção de dados cadastrais, será permitida apenas durante o período de inscrição.
Para viabilização da inscrição, a escola deverá informar o respectivo código MEC/Inep, o qual será considerado como o número de identificação junto à OBMEP em todo o processo.
O login da escola, para acesso ao sistema, será sempre o código MEC/Inep e a senha será aquela cadastrada pela escola no ato do processo de inscrição. Essas informações deverão ser utilizadas para acesso ao sistema em todas as etapas da 18ª OBMEP.
A Olimpíada é dividida em duas fases. A primeira fase acontecerá em 30 de maio, com 20 questões objetivas. Já a segunda fase será realizada no dia 7 de outubro para os participantes classificados na primeira fase, contando com 6 questões discursivas. A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será feita em 2 de agosto, e a divulgação dos premiados em 20 de dezembro.
Fotos: Euzivaldo Queiroz/Secretaria de Estado de Educação e Desporto