Na madrugada deste sábado (27), um incêndio no Ferry Boat Comandante Souza pegou fogo no rio Negro em frente à Comunidade Santa Maria, no Amazonas. O barco teria saído de Manaus com destino a Santa Isabel do Rio Negro. O incidente ocorreu nas proximidades do arquipélago de Anavilhanas. Segundo testemunhas, o fogo rapidamente se alastrou após o início do incêndio. Até o momento, 59 pessoas foram resgatadas, mas sete ainda estão desaparecidas. Uma senhora de 77 anos morreu. (informação atualizada às 12h51).
De acordo com as testemunhas, o maquinário da embarcação parou de funcionar devido às chamas, e as luzes foram apagadas. Os passageiros, sem saber o que estava acontecendo, entraram em pânico e tiveram que se jogar no rio para se salvar.
As equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para resgatar os passageiros. Até o momento, 59 pessoas foram resgatadas e encaminhadas para unidades de saúde em Manaus. No entanto, ainda não há informações sobre a causa do incêndio.