Incêndio destrói a Serra do Cipó

Reserva fica em Santana do Riacho, na Região Central de Minas Gerais, e o fogo consome a vegetação desde o domingo (18). Brigadistas acreditam que o incêndio seja criminoso

Chamas destroem a vegetação na Serra do Cipó, em Santana do Riacho, na Região Central de Minas Gerais, desde o domingo (18).

Brigadistas acreditam que o incêndio seja criminoso de chamas que tiveram origem na MG-010. Por causa do tempo seco, o fogo se alastrou rapidamente.

Parque Nacional da Serra do Cipó está fechado para visitação a partir desta segunda-feira (19) em virtude das chamas. Ainda não há previsão para reabertura.

Brigadistas voluntários e o Corpo de Bombeiros começaram a trabalhar no combate aos focos durante o domingo e seguem nesta segunda. Um helicóptero e dois aviões também estão sendo utilizados.

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), são diversos focos que atingem a Serra do Cipó e outras áreas do Vale do Espinhaço, como a Área de Proteção Ambiental do Morro da Pedreira.

Ainda não há informações sobre a área total queimada. Em 2023, 67 hectares do parque foram atingidos pelo fogo.

*G1*

Sair da versão mobile