O Instituto de Defesa dos Consumidores (Idec) expressou preocupação com a decisão da rede social X de utilizar dados de usuários para treinar sua inteligência artificial (IA). O órgão destacou que os novos termos de uso, que entrarão em vigor em 15 de novembro, não permitem que os usuários optem por não ter seus dados e mensagens utilizados para esse fim.
O IDEC apontou que a opção para recusa, ou “opt-out”, só está disponível na versão para desktop da plataforma, enquanto os usuários de celular não têm essa possibilidade. Isso, segundo o instituto, configura um “design malicioso”, já que a aceitação do uso dos dados é presumida, ao invés de ser explícita e informada.
A situação é preocupante, pois segue um padrão similar ao que ocorreu com a Meta, dona do Instagram e Facebook, que teve a utilização de dados para treinamento de IA suspensa pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) em julho. Após apresentar um plano de conformidade, a Meta conseguiu retomar essa prática, mas com restrições para proteger os dados de crianças e adolescentes e aumentar a transparência nas opções de consentimento.