Brasil

Ibama estabelece prazo para fim da importação de mercúrio na indústria até 2025

O Brasil dará um importante passo na proteção ambiental ao proibir a importação de mercúrio metálico para processos industriais até 31 de dezembro de 2025. A medida foi definida por meio da Instrução Normativa (IN) nº 26, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que reforça o controle sobre a importação, exportação, comércio, reciclagem e transporte do metal no país.

A decisão visa zerar as importações do mercúrio, que somaram 12 toneladas em 2024, e assegurar que o mercúrio já existente no país seja tratado de maneira ambientalmente responsável. O Brasil já havia proibido, desde 2019, a fabricação e comercialização de equipamentos médicos contendo o metal e agora dá mais um passo importante para eliminar seu uso na indústria. O mercúrio é altamente tóxico e pode causar graves danos ao sistema nervoso, além de prejudicar ecossistemas e comunidades, especialmente ribeirinhas e indígenas.

Apesar das medidas, o combate ao uso ilegal do mercúrio ainda é um desafio, principalmente em áreas de garimpo clandestino, como na Terra Indígena Yanomami. Embora a fiscalização do Ibama tenha levado a uma redução de 91% nas áreas de mineração ilegal na região, os impactos ambientais e os riscos à saúde continuam a ser uma grande preocupação.

LER MAIS  Esclerose Múltipla tem chances de remissão com tratamento apropriado e rotina de exercícios
WSP
Botão Voltar ao topo