Ter higiene nas mãos consegue facilmente reduzir a transmissão de infecções e micro-organismos, ou seja, a higienização correta é uma das medidas mais essenciais para a prevenção e controle das infecções, seja para a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde.
A higienização da mãos é uma medida de prevenção de transmissão de diversas doenças. Entre essas doenças, podemos destacar a covid-19. Uma das principais formas de sua transmissão ocorre quando há o contato do vírus com olhos, nariz e boca por meio de mãos não lavadas. Dessa forma, manter as mãos limpas evita a infecção e transmissão do novo coronavírus.
Grande parte das infecções comuns, tais como resfriados, gripes, intoxicação alimentar, hepatite A, parasitoses intestinais e muitas outras, são transmitidos habitualmente por mãos contaminadas. Mesmo as infecções respiratórias, que podem ser transmitidas por meio da tosse ou do espirro, são, na verdade, transmitidas com mais frequência pelas mãos do que pelo ar.
Para que higienizar as mãos?
Remoção de sujidade, suor, oleosidade, pêlos, células descamativas e da microbiota da pele, interrompendo a transmissão de infecções veiculadas ao contato; Prevenção e redução das infecções causadas pelas transmissões cruzadas.
O número de infecções hospitalares pode ser reduzido com a simples prática de higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel a 70%.
Quem deve higienizar as mãos?
Devem higienizar as mãos todas os profissionais que trabalham em serviços de saúde, que mantém contato direto ou indireto com os pacientes, que atuam na manipulação de medicamentos, alimentos e material estéril ou contaminado, bem como visitantes e acompanhantes.
Importante:
- Deixar punhos e dedos livres, sem a presença de adornos (relógio, pulseiras, anéis e outros);
- Seguir os passos de higienização das mãos;
- As mãos constituem a principal via de transmissão de germes dentro de um hospital e a lavagem de mãos é a medida mais eficaz para reduzir infecção hospitalar.
- Passo a passo:
- 1. Molhe as mãos com água e sabão.
- 2. Aplique nas mãos quantidade suficiente de sabão ou álcool.
- 3. Ensaboe as palmas das mãos, friccionando-as entre si.
- 4. Esfregue a palma da mão direita contra o dorso da mão esquerda entrelaçando os dedos.
- 5. Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais.
- 6. Esfregue o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos, com movimento de vai-e-vem e vice-versa.
- 7. Esfregue o polegar esquerdo, com o auxilio da palma da mão direita, utilizando-se de movimento circular e vice-versa.
- 8. Friccione as polpas digitais e unhas da mão direita contra a palma da mão esquerda fazendo movimento circular e vice-versa.
- 9. Esfregue o punho esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita (e vice-versa), utilizando movimento circular.
- 10. Enxágue bem as mãos com água.
- 11. Seque as mãos com papel toalha descartável.
Estudos apontam que a educação sobre a lavagem das mãos é capaz de reduzir cerca de 20% das doenças respiratórias na população em geral. E isso não é diferente com novo o coronavírus: a higienização das mãos é uma das maneiras mais eficazes de se proteger da covid-19. Segue abaixo alguns momentos em essa higienização é crucial:
- depois que você estiver em um local público e tocado em um item ou superfície que possa ser frequentemente tocada por outras pessoas, como maçanetas, mesas, bombas de gasolina, carrinhos de compras ou caixas registradoras / telas eletrônicas, etc.;
- antes de tocar nos olhos, nariz ou boca;
- antes, durante e depois de preparar a comida;
- antes de comer;
- antes e depois de cuidar de alguém com sintomas respiratórios;
- depois de assoar o nariz, tossir ou espirrar;
- depois de usar o banheiro.
Se água e sabão não estiverem disponíveis, use um outro produto higienizador para as mãos que contenha pelo menos 70% de álcool, mas certifique-se sobre a segurança do produto para este uso. Cubra todas as superfícies de suas mãos e esfregue-as durante cerca de 20 segundos, até senti-las secas.