Fumaça de queimadas deixa qualidade do ar insuportável em Manaus

Níveis de qualidade do ar são considerados péssimos e as principais zonas atingidas são a Sul, Centro-Sul e Oeste

Manaus, na região amazônica do Brasil, tem enfrentado uma série de queimadas que têm causado sérios problemas ambientais e de saúde. Nesta quarta-feira, 27, a fumaça das queimadas voltou a encobrir a cidade, principalmente as zonas Sul, Centro-Sul e Oeste. Muita gente reclamou da qualidade péssima do ar e dos problemas respiratórios que a situação ocasiona.

“Eu tenho asma e fico quase sem conseguir falar. Meus olhos arderam muitos e ficaram secos”, disse o técnico em administração, Juarez Junior, de 28 anos.

Causas

Segundo a meteorologista da Defesa Civil do Amazonas, Lenizia de Souza, explica a relação da baixa umidade com os focos de queimadas.

“A baixa umidade relativa do ar deixa o ar mais seco e isto aumenta o risco de incêndio”, afirma.

Para o ambientalista Joseph Manoel, as queimadas em Manaus não são causadas por fenômenos naturais. Elas estão diretamente relacionadas à ação humana e ao desmatamento.

“Além disso, a fumaça das queimadas é influenciada por um conjunto de fatores urbanos e rurais, associados à questão climática, baixa pluviosidade e pouco vento. As queimadas também têm um impacto significativo no meio ambiente. Elas prejudicam a biodiversidade, aumentam a erosão do solo e afetam o ciclo hídrico da floresta amazônica”, disse.

Consequências

As consequências dessas queimadas são graves e variadas. A qualidade do ar na cidade tem sido considerada péssima, o que pode levar a uma série de problemas de saúde para a população.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alerta que a exposição à fumaça e cinzas produzidas por queimadas pode causar irritação nos olhos, nariz, garganta e pulmões; redução da função pulmonar, incluindo tosse e sibilo; inflamação pulmonar, bronquite, agravamento de asma e outras doenças pulmonares; e exacerbação de doenças cardiovasculares, como insuficiência cardíaca.

É crucial que medidas sejam tomadas para prevenir futuras queimadas e minimizar os danos causados por esses eventos. Isso inclui esforços para combater o desmatamento e educar o público sobre os riscos das queimadas.

Como denunciar

Em Manaus, se você presenciar a queima de resíduos ou de vegetação, pode buscar ajuda das seguintes maneiras:

  1. Ligue imediatamente para o Corpo de Bombeiros no número 193, informando o endereço do local.
  2. Faça registros fotográficos e de vídeos e denuncie nos canais da Semmas:
    • WhatsApp: (92) 98842-2161
    • E-mail: defis.semmas@gmail.com

Ao denunciar, anexe as mídias e informe o endereço, dia e horário da ocorrência. Essas ações podem ajudar a combater as queimadas e proteger a cidade e seus habitantes.

Sair da versão mobile