Após empate por 0 a 0 no tempo regulamentar, a França bateu Portugal nos pênaltis e se classificou às semifinais da Eurocopa, em jogo disputado no Volksparkstadion, em Hamburgo, na Alemanha. Com o resultado, a equipe comandada por Didier Deschamps enfrentará a Espanha, na próxima terça-feira (9), na Allianz Arena, em Munique.
Durante o jogo, o que se viu foi um primeiro tempo extremamente equilibrado, especialmente na primeira etapa. Portugal, com sua estratégia de manter maior posse de bola, e a França, por sua vez, em estocadas rápidas de contra-ataques.
No segundo tempo, tônica diferente: Portugal e França criaram ocasiões claríssimas, mas ambos os times não foram efetivos. Na melhor chance da equipe capitaneada por Cristiano Ronaldo, o goleiro francês Maignan fez grande defesa.
Na prorrogação, como era esperado, equilíbrio total. Vale destacar que o lateral-esquerdo português Nuno Mendes, do PSG, perdeu uma boa oportunidade na última bola do jogo.
Nas penalidades, todos os batedores converteram, exceto o atacante português João Félix, do Barcelona, que acertou a trave.