Amazonas

Feira da Qualidade supera expectativas de expositores e organizações, entre eles Exército, Hospital Delphina Aziz e Semtepi

Inovação, tecnologia e humanização. Estandes montados na Feira da Qualidade trouxeram o que há de melhor no mercado e na indústria atualmente em seus segmentos

Manaus/AM – Realizada no Studio 5 desde a última terça-feira (17), a Feira da Qualidade encerrou nesta sexta-feira (20) e contou com uma mostra das 56 empresas que concorrem ao Prêmio PQA (Prêmio Qualidade Amazonas) 2023, além de estandes das organizações presentes. No último dia, alguns expositores como Exército, Hospital Delphina Aziz e Semtepi fizeram um balanço do evento e disseram que saíram com saldo positivo.

A iniciativa é da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), por meio do Departamento de Assistência à Média e Pequena Indústria (Dampi), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa – Seção Amazonas (Sebrae-AM).

No espaço da Prefeitura de Manaus, a Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) promoveu palestras, rodas de conversa com especialistas e atendimento do Sine Manaus, com oferta de vagas de emprego para as áreas de inovação e indústria.

Mais de 200 visitantes acompanharam palestras com os temas: inovação, sustentabilidade, tecnologia, processos industriais e empreendedorismo.

“A Feira da Qualidade desempenha um papel fundamental na promoção do crescimento, aprendizado e colaboração na comunidade empresarial, tornando-a uma iniciativa importante para profissionais e empresas. Ela é importante porque torna o compartilhamento de conhecimento mais acessível”, salienta o titular da Semtepi, Radyr Júnior.

Além disso, seis startups foram convidadas para expor as ideias de negócios. No espaço de economia solidária e criativa, 11 empreendedores venderam produtos artesanais.

Quem também esteve presente na Feira da Qualidade foi o Exército que apresentou o projeto ZOOTECH. O projeto é uma realização do Instituto Conecthus que integra harmoniosamente soluções de ponta em software e hardware e abrange áreas vitais, desde aquisição de ingressos e agendamentos no zoológico e reservas no Hotel de Trânsito do Cigs, até o controle eficiente de veículos.

Destaca-se como o ponto alto do projeto, a envolvente Sala de Imersão General de Exército Rodrigo Octávio que mergulha os visitantes na valiosa história do Exército Brasileiro na conquista, no desenvolvimento e na proteção da Amazônia, proporcionando uma experiência educacional e emocional cativante.

“É uma parte tecnológica que veio agregar junto ao zoológico do Cigs para atender o público com uma melhor forma desde o pagamento na entrada com PIX e cartão de crédito, débito pelo toten. Tudo muito tecnológico. Saímos com salvo positivo em participar da Feira da Qualidade aqui em Manaus e o público gostou bastante”, avaliou o sargento Douglas Araújo, do Cigs.

Outro estande do Exército, mostrou o trabalho do 4º Batalhão de Aviação- Bavex. Além disso, houve apresentação do Exército Brasileiro na Mostra da Qualidade, pois a instituição concorre ao Prêmio Qualidade Amazonas (PQA), que ocorrerá em dezembro.

Presente em todos os dias na Feira, o empresário do ramo de cosméticos, André Maximus, disse estar muito grato pela oportunidade de participar do evento.

“Vim em busca de conhecimento empresarial. Participei pela primeira vez da Feira e só tenho a agradecer. De todas as palestras que assisti, gostei muito da explanação do professor da Ufam, Jorge Campos, que defendeu maior integração entre indústria e sociedade civil”, considerou.

SUS presente
A enfermeira e coordenadora da Qualidade do Hospital Delphina Aziz, Salete Lima, também agradeceu a oportunidade em participar do PQA e disse que a Feira foi um verdadeiro sucesso.

“O Hospital Delphina Aziz traz para nossa sociedade o serviço prestado para nossa população. Nossa instituição é 100% SUS. É uma grande alegria e satisfação falar o que podemos oferecer desde o atendimento laboratorial ao cirúrgico. Somos o primeiro hospital do Amazonas a ter o certificado de Qualidade e Segurança do paciente o que garante atendimento com respeito, bom atendimento. Trouxemos um estande que priorizamos a qualidade. Imagine você participarmos do PQA!. Valorizar as pessoas que chegam no hospital é uma alegria muito grande”, disse.

PQA
Nos dias de realização, a Feira do Programa Qualidade Amazonas (PQA) apresentou aos visitantes uma programação vasta e diversificada, que incluiu palestras com personalidades nacionais, além empresários e acadêmicos de destaque.

Ao todo, a mostra teve 56 empresas que concorrem ao Prêmio PQA 2023 e estandes das organizações presentes.

Organizações presentes na Mostra de Gestão e Melhorias

Ao menos 56 organizações de capital privado e setor público, de tamanhos variados e atuantes em segmentos diversos concorrem pelo PQA 2023. Levando em conta a ordem alfabética, o rol inclui Am tech Soluções, Agrocon, Ball do Brasil, BMW, CDL-Manaus (Câmara de Dirigentes Lojistas de Manaus) e Copag. Em seguida, estão as fabricantes de eletroeletrônicos Climazon, Daikin, Electrolux, Elsys e Flextronics, Harman, HDL, Hitachi. Outros participantes são a Genis Equipamento de Ginástica, Personal Clinic, Hospital Delphina Aziz, Instituto de Pesquisas Eldorado, Inventius Power, I-Sheng, Kawasaki, La Comércio Varejista de Vestuário, Manaus Ambiental, Mondial Eletrodomésticos, Moto Honda, Musashi, Oftalnorte Ótica, Habanero Mexixa Taqueria, Semp, Grupo GI9, Siano Consultoria Contábil, Sonalux, Tecnoserv, Tutiplast, Videolar, Visteon, Waku Sese Indústria, Teixeirão Autopeças e Yamaha.

Organizações patrocinadoras na feira

A lista de organizações que participaram como patrocinadores e expositores da feira é ampla e diversa. Incluiu indústrias de portes e segmentos como: Moto Honda, Yamaha, Visteon, Formel D, I-Sheng, Magistral, EPS Global e Agrocon. As empresas privadas de serviços são Logic Pro, Physio Vida, Gira a Bússola, Prossegur, Doin, O Cafeeiro, a agência publicitária The White, Primazia Grupo GI9, Ana Moura, Fundação Dom Cabral e Saúde Atende – que fez a área protegida com serviços de urgência e emergência. O próprio anfitrião da Feira, o Studio 5, também esteve presente com seu estande. O setor público também compareceu por meio da Semtepi, cooperativa Sicredi, Hospital Delphina Aziz, Exército e Sebrae-AM.

Fotos: Antonia Coelho/Fabio Neves

 

WSP
Botão Voltar ao topo